IMA autua BRK por lançamento de efluente in natura na Praia de Ponta Verde

Publicado em 29/07/2023, às 10h02
Ascom IMA -

Agência Alagoas

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), por meio da Gerência de Monitoramento e Fiscalização (GEMFI), autuou nesta sexta-feira (28) a empresa BRK Ambiental por lançamento de efluente in natura, apresentando odor característico e coloração típica de esgoto, em um trecho da Praia de Ponta Verde, na altura dos Sete Coqueiros.

LEIA TAMBÉM

Além da autuação, a empresa, que é responsável pela captação e disposição final de esgoto em Maceió, foi multada em R$ 100 mil e intimada a cessar imediatamente o lançamento de efluentes na praia. A BRK também terá que apresentar um relatório detalhado das ações que serão implementadas para sanar os danos causados ao meio ambiente, já que era sua responsabilidade identificar o lançamento dos efluentes e adotar medidas para regularizar a situação.

Caso as medidas determinadas pelo IMA-AL não sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido, a empresa terá que pagar uma multa diária no valor de R$ 20 mil.

O TNH1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da BRK e o posicionamento da empresa foi enviado. Confira abaixo:

A BRK informa que as línguas sujas estão relacionadas ao sistema de drenagem de águas pluviais, cuja operação e manutenção são de responsabilidade das prefeituras. Dessa forma, a identificação das irregularidades nesse sistema e a fiscalização dessas ligações cruzadas faz parte do escopo de atuação do Município, que têm o poder de aplicar as devidas sanções aos imóveis que lançam esgoto nas galerias de drenagem.

A concessionária é responsável pela operação das redes públicas de esgoto e tem contribuído para mitigar essa situação por meio do Programa Saneamento a Limpo – até o momento, já foram enviados aos órgãos municipais competentes mais de 500 casos com diversos tipos de irregularidades constatadas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga