TNH1 com Ascom IMA
Nesta segunda-feira (06), após o episódio de transbordamento de esgoto em diferentes pontos da orla marítima, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) multou a Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil. Nesse domingo (05), data em que foi comemorado 206 anos da cidade, banhistas foram expulsos de um trecho da orla de Ponta Verde após o esgoto transbordar e desaguar no mar. A equipe técnica do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA coletou amostras da água para análise e o resultado deve ser concluído em cerca de quatro dias.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o IMA, além da Ponta Verde, foram encontrados mais quatro galerias pluviais na orla em situação de lançamento de esgoto, entre Pajuçara e Cruz das Almas, apresentando manchas escuras no mar e forte odor. "Com base na legislação ambiental, o IMA lavrou auto de infração à Prefeitura de Maceió por lançamento de efluentes sem tratamento, sob multa de R$ 100 mil – pois a drenagem de galerias pluviais é de responsabilidade de gestão municipal", informou o IMA.
Galeria pluvial vizinha ao estabelecimento Lopana foi alvo de denúncias e gerou complicações a banhistas e comerciantes da faixa de areia. Foto: Ascom/IMA |
Alerta banhistas - Os banhistas foram alertados pela equipe do Instituto a evitar áreas de galerias de águas pluviais, sobretudo as flagradas com esgoto, por pelo menos 48h após períodos de chuva. O Instituto também orientou a população a utilizar o aplicativo IMA Denuncie para relatar crimes ambientais. O app está disponível para Android e iOS, com recursos para anexar fotos e apontar a geolocalização; facilitando a identificação da infração aos fiscais em campo. O TNH1 entrou em contato com a Prefeitura de Maceió e aguarda uma resposta.
LEIA MAIS