Ifal Marechal decreta luto oficial de três dias por vítimas da Covid-19 em Alagoas

Publicado em 25/03/2021, às 08h37
Divulgação / Ifal -

Ascom Ifal

Como forma de lembrar as vítimas e homenagear profissionais de saúde que diariamente doam as vidas no combate à pandemia, o Campus Marechal Deodoro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), decretou luto oficial na unidade por três dias (portaria nº 975/IFAL/2021). E, na próxima sexta-feira (26), todas as atividades remotas serão suspensas, sendo o dia destinado exclusivamente às lembranças e homenagens. Toda a comunidade é convidada a participar pelas redes sociais do campus.

LEIA TAMBÉM

Uma das vítimas era estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro. Márcio Felipe da Silva tinha 48 anos e era um dos alunos mais aplicados do curso técnico em Hospedagem. Ele lutou contra a Covid-19 até o dia 15 de março. As homenagens feitas a Márcio nas redes sociais mostram que, muito além de estatísticas, estamos dando adeus no Brasil a milhares de amigos, pais, mães, esposas, maridos, filhas e filhos, pessoas amadas. Estamos dando adeus a milhões de histórias no Brasil e no mundo.

"Infelizmente, é a realidade que nos bate à porta. Por mais otimistas que sejamos, não podemos fingir que nada está acontecendo ao nosso redor. É um luto coletivo. Perdemos um aluno e temos notícias de estudantes e servidores contaminados, bem como familiares, amigos, colegas. Mesmo com atividades remotas, mesmo com todos os cuidados. Imagina se estivéssemos com aulas presenciais, seria ainda pior. É um momento que exige muito da coletividade e às vezes fazemos a nossa parte, mas o outro não faz e nos prejudica", diz o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza.

O diretor se diz otimista em relação ao futuro, mas ressalta que é fundamental prestar atenção no presente. "Tenho certeza que vamos superar esse momento difícil. Mas agora é momento de lembrar as nossas vítimas e pensar que elas não foram em vão. É um respeito que precisamos ter. Somos uma escola técnica de referência em Alagoas, cujo maior diferencial é justamente a formação humana. Vamos sempre lembrar disso".

Ensino Remoto Emergencial

As unidades do Ifal adotaram o ensino remoto emergencial em junho de 2020. De lá pra cá, foram suspensas atividades letivas presenciais. Algumas atividades administrativas vinham sendo executadas de forma presencial e escalonada, mas estas também estão sendo suspensas com o agravamento da pandemia. Todo o atendimento ao público passa a ser feito exclusivamente por telefones e emails.

Cuidados na pandemia

A direção do Campus Marechal Deodoro reforça a toda a comunidade a importância de manter todos os cuidados possíveis para evitar contágios pelo coronavírus, principalmente: higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel e fique em casa. Caso seja realmente necessário sair, use máscara adequada no rosto e carregue álcool em gel sempre com você. E participe da campanha de vacinação, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As vacinas seguem sendo aplicadas em grupos de risco em todos os municípios.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês Presidente Lula lamenta morte de Benedito de Lira: “longa atuação na vida política” Corpo de Benedito de Lira será velado no Cemitério Parque das Flores, em Maceió