Com Ascom/SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou nestas quarta (11) e quinta-feira (12) uma operação em defesa da pessoa idosa em Alagoas. As ações foram desencadeadas a partir de informações que chegaram através do Disque-denúncia nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Satuba, Rio Largo, Arapiraca e Craíbas.
LEIA TAMBÉM
A ação contou com a participação das Bases Comunitárias de Segurança (BCS), da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa, da Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV).
No município de Craíbas, policiais militares do 3º Batalhão e da Polícia Civil prenderam um homem de 31 anos pelo crime de maus-tratos. Conforme denúncia recebida pelo 181, o indivíduo agredia a própria mãe e a obrigava a entregar o salário.
A idosa, de 60 anos, estava há dois dias sem conseguir entrar em casa devido às ameaças sofridas pelo filho. As equipes policiais foram até a residência e conseguiram realizar a imobilização do homem, que foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Craíbas, para ser autuado.
Já em Maceió, policiais militares da Base Comunitária do Jacintinho e do Corpo de Bombeiros foram verificar uma denúncia de idoso abandonado no Vale do Reginaldo. Conforme o relato recebido pelo Disque-Denúncia, o homem aparentava problemas mentais e morava sozinho em uma residência sem condições dignas de sobrevivência.
Ao chegarem ao local, as equipes constataram o fato e verificaram que o homem estava deitado em um colchão na sala e se alimentava graças aos vizinhos, que sempre enviavam refeições. Diante do total abandono, as equipes do Creas estão tentando localizar familiares do idoso e enquanto isso, ele será levado para uma casa de acolhimento.
Segundo o chefe de Articulação de Polícia Comunitária, tenente Alex Acioli, em dois dias de operação foram verificadas 47 denúncias de maus-tratos a idosos, todas recebidas pelo Disque-Denuncia, da Secretaria da Segurança Pública.
“A Operação Pessoa Idosa Protegida foi uma ação de extrema relevância para a Segurança Pública de Alagoas, visto que demonstra o desenvolvimento de políticas de segurança e as ações estratégicas da SSP, com o objetivo de prevenir e reprimir de forma qualificada a violência contra os grupos vulneráveis, especialmente, as pessoas idosas que sofrem com as mais diversas formas de violência”, afirmou.
Ele também destacou que ao longo de 2022 o programa Idoso Protegido recepcionou mais de 300 denúncias registradas no Disque 181, que versavam sobre violência contra os idosos. Mais de 90% das denúncias foram acompanhadas pela Polícia Militar, através das Bases Comunitárias, que realizaram as visitas comunitárias, encaminhamentos e resgates com o apoio do Creas e do Corpo de Bombeiros Militar.
“Os tipos de violência mais verificados no ano de 2022, foram negligência, abandono e violência patrimonial. Os bairros de Maceió que mais apontam denúncias de violência foram o Vergel do Lago, Benedito Bentes e Clima Bom. Além do encaminhamento ao Creas, que faz o acompanhamento dos idosos, os casos mais complexos são encaminhados para o Ministério Público, garantindo assim a aplicação de políticas de segurança para esta população”, completou.
LEIA MAIS