Hospital registra grande número de pessoas picadas por escorpião na PB

Publicado em 13/08/2019, às 13h50
Reprodução -

Paraíba Online

O hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu, no período entre janeiro e julho, 1.216 casos de pessoas que foram picadas por escorpião.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista concedida à Rádio Correio FM, o diretor técnico do Trauma de Campina Grande, médico Gilney Porto, contou que o número é alarmante, principalmente considerando que em agosto foram 66 casos.

Segundo o diretor técnico, quando acontece esse tipo de acidente é necessário que a vítima procure um serviço de urgência e, no caso de Campina Grande, o Hospital de Trauma é a referência.

A orientação é que, se possível, mate o animal e leve-o até a unidade hospitalar, facilitando que o médico identifique a medicação correta contra o veneno do escorpião, porém, ainda de acordo com ele, na maioria das vezes o soro não se faz necessário.

– Na maioria das vezes, a gente atende apenas com medicamentos analgésicos e algumas vezes com anestesia local, porque a dor é intensa no local da picada. Então, a gente faz o atendimento e somente em cerca de 10% a 20% dos casos é necessário o uso do soro. Depende muito dos sintomas do paciente quando ele chega – disse.

O médico explicou também que a média de duração do tempo da dor é de 4 a 6 horas, e que em alguns casos específicos podem ocorrer febre, calafrios, dor abdominal, vômitos e até quedas de pressão.

Por fim, segundo Gilney Porto, o número de atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado aumentou, porém ele acredita que isso refere-se a uma maior busca das pessoas devido à divulgação de atendimentos ofertados pelo hospital, mas, mesmo com esse adendo, ele destacou que a população deve tomar os cuidados necessários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ódio que padrasto nutria por enteados motivou envenenamento, diz polícia Casal incendeia casa de vizinhos após briga por causa de gato; mulher morreu Padrasto é preso suspeito de envenenamento que matou quatro familiares no PI Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí