Edson Moura
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Lançada em 1976, a Honda CG segue com fôlego para muitos anos na liderança. Em sua versão 2019, o veículo mais comercializado da história do país, ganha novas cores e grafismos, além de uma nova roda de liga-leve na versão líder de vendas, a CG 160 Fan, e no modelo de uso profissional, a CG 160 Cargo.
Cores e grafismos: atualidade e dinamismo
A CG 160 Titan 2019 é oferecida em três novas cores: vermelho e azul perolizado, e prata metálico. Grafismos inéditos exaltam o dinamismo do modelo e também sua esportividade, incorporando uma faixa de tanque na parte superior central, ao melhor estilo das esportivas CBR.
A CG 160 Fan 2019 terá também três opções de cores: o tradicional preto, um novo vermelho e a nova opção cinza metálico, todas complementadas por grafismos atualizados e pelas novas rodas de liga-leve, com o mesmo design da Titan.
Já a CG 160 Start também recebe a nova tonalidade de vermelho e mantém a opção em preto no modelo 2019. A CG 160 Cargo permanece disponível em opção única no novo modelo, branco.
As versões CG 125i Cargo e CG 125i Fan não sofrem alterações e continuam sendo comercializas como modelo 2018, nas cores branco, na primeira, e vermelho e preto, na segunda.
Constante evolução
Duplamente econômica – no consumo de combustível e manutenção acessível – sua incomparável versatilidade e robustez a tornaram uma unanimidade. Na base do sucesso da CG está a reconhecida excelência da engenharia Honda, com a incessante busca por aperfeiçoamento, além da maior rede de concessionárias, com mais de mil pontos de venda.
Nas últimas quatro décadas novas tecnologias foram ciclicamente incorporadas ao modelo visando a melhoria do desempenho, economia, segurança e confiabilidade. O resultado deste longo processo de desenvolvimento é uma motocicleta única.
Alexandre Cury, Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia, destaca que a CG produzida em Manaus é uma das melhores motocicletas fabricadas pela empresa em todo o mundo: “É um produto considerado mundialmente de qualidade superior pela excelência do projeto e precisão na fabricação. É ideal para atender as condições de utilização no Brasil, que exige motocicletas resistentes e de excelente desempenho”, concluiu o executivo.
Exemplos do incessante aperfeiçoamento técnico não faltam: para 2019 a novidade é a atualização do design das rodas de liga-leve na best-seller da família, a CG 160 Fan, e da “máquina de trabalhar”, a CG 160 Cargo.
No modelo 2018, a novidade foi a introdução da moderna suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), derivada das máquinas usadas nas competições off-road – motocross, enduro e rally –, que fez as CG ficarem ainda mais resistentes e com melhor dirigibilidade.
Em 2014 foi a vez dos freios CBS (Combined Braking System), tecnologia que elevou o patamar de segurança com redução dos espaços de frenagem à níveis inéditos.
Voltando ainda mais no tempo, em 2009, o consagrado sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI foi introduzido, melhorando a relação de consumo, reduzindo emissões de poluentes e a necessidade de regulagens periódicas, frequentes quando a alimentação era feita por carburador.
Motores e chassi: economia e resistência
A CG 160 Titan, CG 160 Fan e CG 160 Start são dotadas do mais moderno e potente motor de sua categoria, o monocilindro 4 tempos de exatos 162,7 cm3, que gera 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima a 8.000 rpm. A cifra do torque máximo também é recorde no segmento, 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
Já a CG 125i Fan, a “porta de entrada” no mundo das CG, é equipada com o um monocilindro de 4 tempos de 124,7 cm3, umcampeão em economia de combustível, e capaz de oferecer 11,8 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,06 kgf.m de torque a 5.000 rpm. Ambos motores contam com transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo.
Comum a todas as CG é o chassi na consagrada arquitetura Diamond, na qual o motor desempenha papel estrutural. Realizado em chapa de aço estampado, é fator fundamental para garantir a resistência e longevidade das CG. Em conjunto com as modernas suspensões e sistema de freios, tal estrutura garante maneabilidade, estabilidade e segurança ímpar.
Com informações da assessoria
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