Homens flagrados com cerca de 800 aves terão que pagar um milhão de reais em multas

Publicado em 18/09/2020, às 18h52
Assessoria PRF AL -

TNH1 com Assessoria PRF AL

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta sexta-feira (18), cerca de oitocentas aves silvestres e dois homens foram presos. O flagrante ocorreu durante fiscalização ostensiva no km 26 da BR 423, em Canapi/AL.

LEIA TAMBÉM

Passava de meia noite, quando os policiais rodoviários federais fiscalizavam o trecho e deram ordem de parada a um veículo Jeep/Renegade, de cor cinza, com dois ocupantes.

Após a abordagem, os agentes realizaram os procedimentos de verificação pessoal e fizeram uma busca no veículo, onde encontraram 800 aves silvestres em caixas inapropriadas cobertas com pano no Banco de trás e no porta-malas.

Questionados sobre a procedência dos pássaros, os homens alegaram ter comprado para revender na feira de Caruaru-PE. Em consulta aos sistemas, os PRF’s constataram que o veículo tinha o registro de apropriação indébita, emitido no dia 04/05/2018, em Fortaleza-CE.

Veja o vídeo do flagrante:

Diante dos fatos, os homens foram encaminhados – junto com as aves e o veículo – à Delegacia de Polícia Civil de Batalha/AL , para os procedimentos cabíveis. Eles deverão responder por crime ambiental (art. 29 da Lei nº 9.605/98) e por apropriação indébita (art. 168 do CP)

No fim da tarde desta sexta-feira (18), o IBAMA informou que aplicará 2 multas para cada envolvido, totalizando um  valor de R$ 1.056.250,00 para cada. Os Autos de Infração aplicados são pelo transporte de animais silvestres nativos sem autorização e pelos maus-tratos.

No total, deram entrada no Ibama 264 pássaros da espécie Galo-da-campina (Paroaria dominicana), sendo 16 em óbito; 41 Cancões (Cyanocorax cyanopogon); 12 Corrupiões (Icterus jamacaii), sendo 3 em óbito; 49 Azulões (Cyanoloxia brissonii), mas um fugiu. Ainda foram apreendidos 297 Papa-capim (Sporophila nigricollis), sendo que 32 morreram e 2 fugiram; 32 Periquito-rei (Eupsittula aurea), sendo um morto; e 20 Jabuti (Chelonoidis carbonaria).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas