Paulo Victor Malta
Um menino de apenas 10 anos de idade foi salvo pelo comerciante de um estabelecimento após se engasgar com um confeito. O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 21, em Rio Largo, região Metropolitana de Maceió. Em questão de segundos, Max Rafael, dono do mercadinho, desengasgou a criança utilizando a Manobra de Heimlich (leia mais sobre no tópico abaixo).
LEIA TAMBÉM
A câmera de segurança do local flagrou a cena. Do momento em que o menino pede ajuda até a realização da manobra, passam-se apenas 16 segundos. Assista:
"A criança mora aqui na rua, próximo ao estabelecimento. Todo dia ele, que tem 10 anos, vem aqui para esperar meu filho para irem juntos à escola. Ele veio, falei que meu filho estava almoçando, ele pediu R$ 1 em confeito de hortelã. Comprou e ficou na calçada chupando o confeito. De repente, ele apareceu engasgado. Rapidamente já sabia do que se tratava, levantei e fiz o procedimento. Graças a Deus deu certo", contou Max.
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
"Essa técnica aprendi no curso de vigilante que fiz há um tempo. Logo após, entrei na área de eletricidade e tinha muito DDS dos técnicos de segurança falando sobre diversos casos e como agir. E também sempre venho assistindo aos vídeos no YouTube para não perder a prática. Teve outra criança aqui na loja também que se engasgou com chiclete, ficou (preso) na garganta. Foi engolir o chiclete e ficou na garganta. Ele chegou já pulando aqui, agoniado e fiz também o mesmo procedimento e, graças a Deus, deu certo".
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich - Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
LEIA MAIS