Homem é preso por furto de energia elétrica em Teotônio Vilela

Publicado em 29/10/2021, às 17h35
Ação da Equatorial contou com o apoio de militares do 3º Batalhão | Ascom Equatorial Alagoas -

Da redação, com assessoria

A Equatorial Alagoas participou na madrugada da última quinta-feira (28) de uma ação integrada com o objetivo de coibir o furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial localizado no município de Teotônio Vilela, Agreste alagoano. A ação resultou na prisão do proprietário do imóvel, que estava fazendo uso de um procedimento irregular que contribuía para que o consumo de energia não fosse registrado corretamente pela concessionária.

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As equipes da Equatorial constataram que o perfil de consumo da unidade não era compatível com o porte do estabelecimento comercial. Elas descobriram que o cliente usava um imã no medidor de energia, fazendo com que cerca de 60% do consumo não fosse registrado pelo equipamento. A média de consumo que estava sendo registrada mensalmente era em torno de 3.000 kWh, quando o consumo correto deveria girar em torno de 7.000 kWh.

O superintendente operacional da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, destaca que a empresa vem investindo no uso de tecnologia avançada para auxiliar o trabalho das equipes de campo que realizam diariamente as inspeções.

“A Equatorial vem investindo em tecnologia para o combate às perdas de energia no estado de Alagoas. Este caso é um exemplo do uso de técnicas de inteligência, agregado ao uso de equipamentos de monitoramento remoto, sendo possível verificar o modo com que o fraudador atua. Essas novas tecnologias já estão sendo utilizadas na identificação de fraudes praticadas tanto por grandes consumidores, como pelos consumidores residenciais e comerciais de baixa tensão”, explica o superintende.

A distribuidora reforça que o combate a esse tipo de crime, previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, é fundamental para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.

DENÚNCIAS - As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196, ou no site al.equatorialenergia.com.br. Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, bem como anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada a denúncia no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.

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