Hemoal reduz horário para doação de sangue neste sábado (25)

Publicado em 24/07/2020, às 18h24
Assessoria Sesau AL -

Assessoria Hemoal

Excepcionalmente neste sábado (25) o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, irá funcionar para doação de sangue das 8h às 14h, em razão da necessidade de dedetização do prédio, conforme prevê o Plano Anual de Contingência. Após este horário, o órgão irá funcionar internamente para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais, além de atender os pacientes hematológicos que necessitem de atendimento médico emergencial.

Na segunda-feira (27), a Unidade Maceió, localizada na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, volta a funcionar normalmente para doação de sangue, em seu horário habitual, das 7h às 18h. Já a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, estará aberta das 7h30 às 17h30.

Os candidatos à doação de sangue podem comparecer às Unidades Maceió e Arapiraca, desde que tenham peso igual ou superior a 50 kg e no mínimo 16 anos. É necessário portar um documento de identificação com foto e, no caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que, ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres um intervalo de três meses.

Coronavírus – Os voluntários que contraíram o novo coronavírus só podem doar sangue 30 dias após se recuperarem da doença. Já àqueles que tiveram contato com pessoas que adoeceram, ficam autorizados à doação após 14 dias, caso não apresentem os sintomas da Covid-19.

O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). A medida foi adotada como precaução, uma vez que não está comprovado que o novo coronavírus é transmitido pelo sangue.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas