Edson Moura
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Corolla hatch e esportivo? Sim senhor! A TOYOTA GAZOO Racing, divisão esportiva da Toyota, anuncia a chegada do GR Corolla no Brasil, um dos modelos mais aguardados do ano.
O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao País em mais de 65 anos de história por aqui. Desenvolvido de entusiastas para entusiastas, o GR Corolla reflete a essência “pushing the limits for better” da TGR e chega com a missão de cativar os clientes da marca por meio de liberdade, aventura e diversão de condução.
As quatro GR Garages que a TOYOTA GAZOO Racing possui atualmente no Brasil, localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, começarão a receber as primeiras unidades do modelo ainda esta semana.
Legado, automobilismo e diversão
O Corolla, ícone desde 1966, carrega em seu legado os pilares do DNA Toyota, que une qualidade, durabilidade e confiabilidade. O modelo abriu portas para a empresa no automobilismo desde a sua participação no WRC, em 1973. Desde então, a Toyota nunca deixou de buscar inspiração nas pistas para seus produtos de rua, um lema absorvido como filosofia por sua divisão esportiva GAZOO Racing, criada em 2007. E, neste contexto, a partir do forte desejo do até então presidente global da Toyota, Akio Toyoda, de trazer de volta um Corolla que cative os clientes por sua inspiração em corridas, nasceu o GR Corolla.
Inspiração das corridas para as ruas
O GR Corolla foi totalmente concebido a partir das experiências extremas das corridas, quando o modelo Corolla hatchback iniciou sua participação na Super Taikyu Series, no Japão, equipado com motor a hidrogênio. O próprio Akio Toyoda, sob seu codinome para competições, MORIZO, participou desse desenvolvimento.
Mais que aprimorar novas tecnologias em um motor a hidrogênio, visando a neutralidade e carbono, o Master Driver MORIZO fez questão de ser atuante nessa etapa de criação para garantir que o GR Corolla pudesse ser dirigido com confiança e prazer em uma variedade de situações. Vale dizer que os protótipos foram testados não apenas em circuitos de corrida, mas também em terrenos de terra altamente exigentes e estradas cobertas de neve.
Destaques
O GR Corolla recebeu uma versão reforçada do motor turbo intercooler de três cilindros em linha de 1,6L, também encontrado no GR Yaris, resultando em uma potência máxima de 304 cv. A otimização do sistema de tração GR-FOUR, que também está presente no GR Yaris, para corresponder às especificações do GR Corolla foi uma das várias iniciativas realizadas para criar um carro que pode ser controlado com segurança, mesmo quando levado ao seu limite. O câmbio manual de seis marchas é outro diferencial do modelo, que contará somente com essa opção nas versões Circuit e Core, privilegiando a condução esportiva e divertida.
Ao adotar a estrutura básica da carroceria do Toyota Corolla Hatchback para permitir que ele herdasse ampla estabilidade em altas velocidades, o GR Corolla teve a geometria de suspensão aprimorada. O modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira para comandar um alto nível de desempenho nas curvas e, como resultado, entrega diversão, confiança e esportividade na mesma medida.
Ainda sobre a inspiração das pistas para as ruas, o desenvolvimento do GR Corolla considerou a otimização do motor de combustão interna e atenção especial para garantir redução de peso sem comprometer a dirigibilidade, além de aprimoramento do chassi, teto de fibra de carbono na versão Circuit, redução de peso de itens de suspensão e o próprio uso do sistema GR-FOUR.
O novo GR Corolla apresenta uma bomba de combustível de injeção direta aprimorada, proporcionando maior eficiência e desempenho ao sistema de alimentação. Além disso, os pistões foram redesenhados para suportar maiores esforços, garantindo uma operação mais confiável e durável do motor. Com a adição de um sistema de intercooler, o resfriamento do ar de admissão é otimizado, resultando em um aumento significativo na potência e eficiência do motor. Por fim, para garantir uma condução mais estável, os coxins do motor e da transmissão foram projetados com maior rigidez.
O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira, proporcionando uma resposta de frenagem eficiente e precisa. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa. Aliado a isso, a GAZOO Racing garante uma maior rigidez e leveza para as rodas com as forjadas BBS. Com isso, o carro ganha maior resistência aos impactos e reduz o peso na suspensão.
Plataforma e rigidez
Pensado para priorizar esportividade e ser um carro 100% focado na experiência do condutor, a partir dos feedbacks do Master Driver MORIZO e outros pilotos, o GR Corolla é construído sobre a plataforma GA-C da Toyota, com reforços estruturais desenvolvidos especificamente para o modelo na GR Factory, fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão – unidade anteriormente conhecida por ser o berço de lendas como o Lexus LFA e o Supra A80.
O GR Corolla conta com 349 pontos de solda a mais quando comparado ao Corolla hatchback. Somente em adesivo estrutural, elemento que contribui para elevar ainda mais a rigidez do veículo, são mais de 2,7 metros ao longo da carroceria e pelo menos mais quatro reforços no chassi para aumento de rigidez em comparação ao Corolla hatchback.
Toda essa estrutura reforçada garante carroceria com alta rigidez, respostas instantâneas e equilibradas tanto na traseira quanto na dianteira e mais resistência mesmo em casos de grandes impactos nos diversos tipos de terrenos que o GR Corolla foi desenvolvido para encarar.
Design externo – beleza funcional
Embora a estrutura básica da carroceria do Corolla hatch tenha sido adotada para o GR Corolla, os para-lamas dianteiro e traseiro são 30 mm mais largos para entregar uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal mais ampla favorece a admissão de ar.
Os escapamentos triplos aumentam ainda mais a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla. Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído. Em resumo, contribui para que o motor ofereça aceleração impressionante e uma extensão mais agradável de RPMs.
O aprimoramento do desempenho aerodinâmico e de resfriamento do veículo em todos os tipos de estradas, incluindo circuitos de corrida, terrenos de terra e estradas cobertas de neve, resultou na inclusão de uma entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô. Ou seja, mais que um visual agressivo, todos os elementos que compõem o design também são funcionais.
Design interior
Um interior focado no condutor. Essa é a proposta do GR Corolla. A alavanca de câmbio de curso curto posicionada para operação natural permite mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento, exclusivamente manual nas duas versões, Core e Circuit, foi usado para permitir um melhor controle do veículo, mesmo ao forçar o carro ao seu limite. O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais agressivas – mais um pedido do Master Driver MORIZO.
O painel de instrumentos, que foi desenvolvido exclusivamente para os modelos GR, está presente também no GR Corolla. Inspirado em carros de corrida para refletir a visão de pilotos profissionais, o novo display melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
O volante conta com ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletroassistida progressiva (EPS). Para fechar o visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos esportivos com acabamento de camurça Brin Naub® e couro sintético com costura vermelha.
Versões Core e Circuit
A versão Core (20% do mix) conta com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR.
A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui:
Na versão Circuit Edition (80% do mix), o principal diferencial é o teto de fibra de carbono. Além disso, são acrescentados head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução.
Motorização
O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. Esse é o mesmo propulsor turboalimentado G16E-GTS usado no GR Yaris, apenas com aprimoramentos para um ganho maior de potência. Seu câmbio manual de seis velocidades proporciona uma experiência de condução empolgante, enquanto o sistema integral GR-FOUR garante uma tração eficiente nas quatro rodas, em qualquer tipo de terreno.
O propulsor também se beneficia de tecnologias de automobilismo que maximizam seu desempenho, incluindo resfriamento de pistão de jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e uma porta de admissão parcialmente usinada.
A combustão é alimentada pelo sistema de injeção direta D-4S da Toyota, que opera em alta pressão para dispersão máxima de combustível.
Tração integral GR-FOUR
Seguindo o padrão de confiabilidade, esportividade e segurança dos carros esportivos da TOYOTA GAZOO Racing, o sistema de tração do GR Corolla também nasceu dos rigores das corridas.
O esportivo ganhou o GR-FOUR, o primeiro sistema esportivo de tração integral da Toyota em mais de 20 anos. Desenvolvido em colaboração com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team e aprimorado pelos pilotos do WRC, ele oferece níveis excepcionais de tração e controle com engenharia projetada para otimizar a potência de cada roda, mantendo-se simples e leve.
Por meio de um botão seletor, o GR Corolla ajusta seu desempenho de tração nas quatro rodas para atender às necessidades do motorista. Para situações cotidianas, a condução pode ser ajustada em 60:40 (dianteiro/traseiro). Caso a configuração desejada seja mais esportiva, o equilíbrio pode deslocar-se para trás, com distribuição 30:70. Porém, se o cenário é de estabilidade máxima, uma configuração de 50:50 pode ser usada para uma condução rápida. Em cada modo, o equilíbrio do torque será ajustado automaticamente em resposta às entradas do motorista, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, que é leve e maximiza o potencial de aderência dos pneus. Composta por molas helicoidais ajustadas, amortecedores e barras estabilizadoras, a suspensão dianteira é projetada para maximizar a entrega de potência às rodas e fornecer capacidade ideal nas curvas em todas as superfícies. A suspensão traseira usa um conjunto multilink do tipo double-wishbone.
Segurança
Todos os modelos GR Corolla vêm de fábrica com o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0), que inclui aprimoramentos possibilitados pelos sensores do sistema com capacidade de detecção avançada.
O Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres também é capaz de detectar motociclistas e ciclistas em determinadas condições. Ao fazer uma curva ou se aproximar de um cruzamento, o sistema é projetado para detectar veículos que se aproximam à frente ou na lateral do veículo, fornecendo alertas audiovisuais e frenagem automática em determinadas condições para evitar ou minimizar impactos.
O Alerta de Saída de Faixa (LDA) com assistência à direção foi projetado para notificar o motorista por meio de alertas sonoros e visuais e uma leve força de direção, se detectar que o veículo está saindo da faixa sem acionar uma seta. O GR Corolla será equipado com Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar (DRCC), projetado para detectar o veículo à frente e ajustar a velocidade para manter uma distância predefinida.
O recurso Assistência à Sinalização Rodoviária (RDA) foi projetado para reconhecer certas informações de sinais de trânsito, usando uma câmera voltada para a frente, e exibi-las no visor multifuncional (MID).
Além do sistema TSS 3.0, outros recursos de segurança padrão do GR Corolla incluem o Monitor de Ponto Cego (BSM), projetado para ajudar a detectar e avisar quando veículos se aproximam ou se posicionam nas faixas adjacentes. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) ajuda a detectar veículos que se aproximam de ambos os lados ao dar ré e fornece um aviso visual e sonoro.
‘Launch Edition’
A princípio a Toyota trará 99 unidades que terão uma placa exclusiva de identificação numérica GAZOO Racing. Complementando os itens, a marca disponibiliza uma capa para o GR Corolla, também numerada, e porta documentos exclusivos.
Cores
O GR Corolla chegará disponível em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
GR Garages e Assistência aos Clientes
As lojas GR Garage contam com uma ampla gama de peças confeccionadas com tecidos diferenciados e confortáveis, que vão desde chaveiros, bonés, camisetas, jaquetas, canecas e até garrafa térmica. São espaços dentro de concessionárias Toyota que trazem o conceito da marca TOYOTA GAZOO Racing com itens que remetem ao universo do motorsports e expõem os modelos vendidos atualmente, como: Corolla Cross GR-Sport, Corolla GR-Sport, Hilux GR-Sport, SW4 GR-Sport e agora o GR Corolla.
As unidades estão instaladas em pontos estratégicos para a TOYOTA GAZOO Racing e recebem entusiastas de onde estão posicionadas. As manutenções poderão ser feitas nas mais de 300 concessionárias Toyota espalhadas pelo País.
Preços
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Com assessoria
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