Julianne Cerasoli / Folhapress
A Mercedes divulgou a magnitude do impacto do salto do carro de Lewis Hamilton após toque com Fernando Alonso na primeira volta do GP da Bélgica. Foi gravado um impacto de 45 vezes a força da gravidade, e a equipe ainda não tem certeza da extensão dos danos no carro do britânico.
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Hamilton brigava pela segunda posição no GP da Bélgica, tentando ultrapassar Alonso por fora na Les Combes. Mas o britânico não deixou espaço suficiente para o espanhol, bateu com sua roda traseira direita na dianteira esquerda da Alpine e, com o impacto, seu carro deu um salto e quase capotou. Hamilton assumiu a culpa pelo incidente, dizendo que achava ter deixado espaço suficiente para Alonso, mas depois reconheceu que não o fez após ver o replay.
Falando sobre a corrida do último domingo, o chefe de estratégia, James Vowles, revelou que o sensor usado pela FIA para medir a força dos impactos revelou a extensão da pancada do carro no chão. "Foi um impacto grande. Foi medido em 45G no gravador do carro, o que é uma carga vertical muito grande. Ele ficará bem, estará de volta em Zandvoort. Ele está frustrado porque tinha um carro rápido na corrida e saber que um pódio seria possível."
Foi Hamilton quem acabou se dando mal com o lance pois, assim que o carro voltou ao chão, começou a perder líquido de arrefecimento. Com isso, as temperaturas internas começaram a aumentar e a equipe instruiu que ele parasse o carro.
Ainda não está claro se Hamilton poderá voltar a utilizar a unidade de potência que estava no carro e que estava fazendo sua primeira corrida. Se ele tiver de trocá-la, largará do fim do grid neste fim de semana na Holanda, ou no próximo na Itália (uma vez que ele poderia usar um).
"Há fotos circulando pela internet mostrando o quão alto o carro estava e como ele pousou e como o impacto foi grande. O que notamos quase imediatamente após foi uma perda de líquido de arrefecimento. Você pode realmente na câmera onboard do Alonso ver aquele líquido voando em direção a ele. Agora levará alguns dias para revisar todos os componentes. Claramente haverá sobrecargas nos componentes da suspensão e nas caixas de câmbio, e precisamos entender toda a extensão do que é necessário antes da corrida de Zandvoort", disse Vowles.
A unidade de potência foi levada à fábrica do time na Inglaterra para inspeção. Já o carro foi trazido diretamente para Zandvoort, então será na remontagem da máquina entre esta quarta (31) e quinta-feira (1º) que a equipe terá as respostas sobre o câmbio e as suspensões. No caso de troca de câmbio, Hamilton ainda tem um disponível antes de ser penalizado.
O GP da Holanda é a 15ª etapa do campeonato da Fórmula 1, que vem sendo dominado por Max Verstappen e pela Red Bull.
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