Hackers podem monitorar ondas cerebrais para descobrir senha de usuário

Publicado em 30/06/2017, às 22h13

Redação

A notícia é preocupante: pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham descobriram que dispositivos eletroencefalográficos, também conhecidos como headsets EGG, podem ajudar os hackers a descobrirem suas senhas.

LEIA TAMBÉM

Como relata o Phys.Org, esse tipo de dispositivo, que permite controlar brinquedos e jogar usando o pensamento, precisa ter uma segurança melhor. Em uma experiência realizada pelos pesquisadores, foi constatar que, uma pessoa que esteja usando um dipositivo do tipo, pause o jogo e então entre em sua conta bancária corre o risco de ter suas senhas ou outros dados roubados.

"Esses dispositivos abrem imensas oportunidades para usuários comuns. No entanto, eles também podem criar ameaças de segurança e privacidade à medida que as empresas trabalham para desenvolver tecnologias de interface cérebro- computador cada vez mais mais avançadas", explicam os pesquisadores.

Mas como identificar a senha de alguém apenas pelo cérebro? "Em um ataque do mundo real, um hacker poderia facilitar o treinamento necessário para que o programa seja mais preciso solicitando que o usuário insira um conjunto predefinido de números para reiniciar o jogo depois de pausá-lo, semelhante à forma como o CAPTCHA é usado", explica Nitesh Saxena, um dos responsáveis pelo estudo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda em 9 pontos a mudança anunciada para Facebook, Instagram e Threads Zuckerberg anuncia fim de checagem de fatos no Facebook e Instagram Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro