Redação
O professor Gustavo Pessoa participou, na manhã desta quinta-feira, 15, do Encontro da Indústria com os candidatos a Prefeito de Maceió. Concorrendo pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Gustavo foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, que, como nos encontros com outros candidatos, ressaltou as razões da iniciativa.
LEIA TAMBÉM
“Responsáveis por garantir milhares de empregos e comprometidos com o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade, queremos ouvir as propostas daqueles que pleiteiam o cargo de prefeito de Maceió” – disse o dirigente da Fiea, entregando ao candidato do Psol a Agenda da Indústria para o Município de Maceió, documento em o setor produtivo relaciona seis itens considerados prioritários para a gestão pública.
Depois de uma breve apresentação, na qual destacou seu papel como educador, Gustavo Pessoa falou aos empresários reunidos na Casa da Indústria, sobre os principais pontos de seu programa de governo. “Muitos são os problemas e desafios que Maceió apresenta. Nossos indicadores sociais são dramáticos” – afirmou o candidato, declarando compromisso prioritário com três questões estratégicas.
Se eleito, Gustavo Pessoa disse que vai investir em Educação, Saúde e Infraestrutura (mobilidade urbana). No tocante a educação, revelou a intenção de investir em creches e no ensino profissionalizante. “A indústria da construção civil pode absorver a mão de obra das mulheres, elas só precisam ter onde deixar seus filhos” – argumentou o candidato. Ele disse ainda que, nessa área, sua gestão vai trabalhar para que jovens e adultos voltem às salas de aula.
Na saúde, o candidato do Psol pretende revitalizar e ampliar o Programa Saúde da Família (PSF), e ainda investir na assistência básica. “Vamos estabelecer o controle social e popular das unidades básicas. Não quero lotear postos de saúde para ter apoio de vereadores. Minha relação com o Legislativo municipal será republicana e institucional” – afirmou Pessoa.
A área de infraestrutura foi pontuada pelo candidato, que citou investimentos em terminais integrados e ciclovias, entre itens do seu programa de governo. “Vamos buscar soluções baratas e educativas para os grandes problemas estruturais de nossa cidade” – disse o candidato, no encontro com as lideranças da indústria.
Ao encerrar sua participação, Gustavo Pessoa agradeceu o convite da Fiea, que viu como uma oportunidade de, como candidato de esquerda, estabelecer um diálogo respeitoso e democrático com o setor produtivo. Ao parabenizá-lo pela postura serena e pela demonstração de capacidade técnica, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, desejou êxito ao candidato do Psol.
Iniciado no dia 23 de agosto último com o candidato JHC (PSB), seguido de Cícero Almeida (PMDB), Paulão (PT), Paulo Memória (PTC) e Gustavo Pessoa (Psol), o Encontro da Indústria com os candidatos termina na próxima quarta-feira, 21, com o candidato Rui Palmeira (PSDB).
LEIA MAIS
Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia. Votos brancos, nulos e abstenções superam votação do segundo colocado em Maceió Não votou no 1º e/ou 2º turno? veja prazos para justificar Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indefinida em 146 cidades