Grupos de cultura afro têm até esta sexta para participar de edital

Publicado em 30/08/2018, às 15h09
Giro de Folguedos na Pajuçara | Marcos Antônio / Secom Maceió -

Secom Maceió

Lançado em junho pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o edital voltado aos eventos de manifestações afro-brasileiras se encerra nesta sexta-feira (31). A chamada pública abrange três eventos já tradicionais, o Saruê Palmares, a Festa das Águas e o Xangô Rezado Alto, além de uma nova iniciativa: o Ginga Capoeira.

LEIA TAMBÉM

Para as inscrições, que devem ser realizadas na sede da Fundação, localizada na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, é necessário apresentar CNPJ, documentação do representante legal, comprovante de residência, contrato de exclusividade reconhecido em cartório, todas as certidões, além de release e clipping de atividades já realizadas, proposta temática e cópia do contrato de exclusividade.

Todos os eventos objetivam a afirmação das manifestações culturais de matriz africana na cidade de Maceió. O Saurê Palmares, um dos mais promovidos pela Fmac, acontece sempre em novembro para celebrar o mês da Consciência Negra.

A Festa das Águas celebra o dia  08 de dezembro, quando a orla marítima da cidade se pinta de azul e branco para celebrar Iemanjá. O Xangô Rezado Alto, por sua vez, é uma celebração cultural em memória e em repúdio à Quebra de Xangô de 1912, quando ocorreu a destruição de terreiros das religiões afro-brasileiras em Maceió.

O Ginga Capoeira, que acontecerá pela primeira vez, promoverá rodas de capoeira e a formação de núcleos que irão atuar, principalmente, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições no edital podem ser feitas das 8h às 14h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chantal Frazão lança No Lugar do Morto Fundação Cultural realiza apresentações de grupos afro na Feirinha da Pajuçara Alagoas é cenário de filme que contará a história da sanfona de oito baixos Associação Joana Gajuru apresenta espetáculo com entrada gratuita