Governo tem data para entregar ampliação da Adutora do Alto Sertão

Publicado em 01/02/2016, às 23h00

Redação

Para solucionar os danos causados pela estiagem no Semiárido de Alagoas, o poder público estadual aposta em infraestrutura hídrica. Para o segmento, já está prevista a entrega das melhorias e da ampliação da Adutora do Alto Sertão, em março deste ano. O sistema será interligado ao Canal do Sertão, com mais de 100 km de adutoras ao alcance de 130 mil sertanejos, distribuídos entre oito municípios.

LEIA TAMBÉM

O reforço beneficiará a população dos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha, Piranhas e mais 25 povoados circunvizinhos. “Com a Adutora do Alto Sertão, iremos ampliar e otimizar o abastecimento d’água local e levar mais oportunidades, qualidade de vida e geração de renda para a região”, destacou a secretária da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Interligado ao km 37 do Canal do Sertão, o sistema já possui 70% das obras executadas. “A parte civil já está concluída, o que corresponde às adutoras, às estruturas das duas Estações Elevatórias e da Estação de Tratamento de Água. No momento, falta apenas a montagem dos equipamentos eletromecânicos, como bombas, sistemas elétricos e conexões”, esclareceu o superintendente de Infraestrutura Hídrica, Alexandre Barros.

A obra possui R$ 127 milhões de investimentos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Após sua conclusão, será operada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), órgão vinculado à pasta.

Outras adutoras 
Em paralelo, a Seinfra dá continuidade às ações para a execução das obras das adutoras da Bacia Leiteira e do Agreste, que juntas irão contemplar cerca de 950 mil alagoanos.

A Adutora da Bacia Leiteira será interligada ao Canal do Sertão, no km 145, e levará água para 240 mil sertanejos. Com a integração, serão contemplados 235 povoados e 19 municípios, como Batalha, Belo Monte, Jaramataia, Major Isidoro, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Já a Adutora do Agreste conduzirá a água do Canal, a partir do km 220, para outros 19 municípios e 611 povoados. A estimativa é de que 708 mil alagoanos sejam beneficiados. Entre os municípios contemplados estão Arapiraca, Campo Grande, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história