Redação
Investir em áreas e equipamentos urbanos de lazer e convívio, arborizados e de fácil acesso, fazem com que as pessoas tomem conta da cidade. Esta atitude faz com que estes espaços sejam utilizados da melhor forma possível, prevenindo a violência, incentivando a prática de esportes, aumentando a qualidade de vida da população.
LEIA TAMBÉM
Esta é uma tendência mundial de investimento público que o Governo de Alagoas aplica em Maceió, por meio da secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela construção de um parque linear e de uma praça de lazer e esportes na área dos eixos viários Quartel e Cepa.
Paralelo ao Eixo Quartel, o Parque linear irá proporcionar uma área de lazer, esporte e convívio, com quadras poliesportivas e academia para terceira idade e espaço para treinamento funcional. O parque oferecerá também aos moradores o espaço para implantação, por exemplo, de uma possível praça de alimentação e food trucks.
Já no Eixo Cepa, o projeto da praça também oferece o espaço para o eventual uso como praça de alimentação com food trucks, além de quadra de esportes, espaço para treinamento funcional, além de playground infantil.
Andreia Estevam, superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, justifica a escolha em implantar espaços de convívio paralelos aos eixos viários.
“A tendência de uma via que passa entre muros é se transformar em uma área de insegurança, podendo se formar um “beco”, o que incentivaria a criminalidade e o vandalismo. Por isso, a Setrand procurou dar um uso não somente viário a essas áreas, criando esses espaços de convívio, lazer e prática de esportes”, explica Andreia.
A superintendente afirma ainda que a utilização destes espaços pode coibir ações criminosas e o vandalismo. “Estes são equipamentos urbanos que irão atrair a população. Maceió é carente de espaços públicos de lazer, sobretudo na parte alta da cidade, pensando nisso, a Setrand resolveu aliar ao projeto estes equipamentos de convivência. A concentração de pessoas para o lazer a prática esportiva acabam coibindo a criminalidade e proporcionando maior segurança a todos”, conta Andreia.
À frente da pasta de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o secretário Mosart Amaral ressalta a importância destes equipamentos para o desenvolvimento urbano da capital.
“A implantação dos parques paralelos aos eixos é um grande investimento em desenvolvimento urbano na capital. O que nós que fazemos o Governo do Estado queremos é proporcionar às pessoas, além do benefício em mobilidade, espaço para lazer e convívio, contribuindo para o desenvolvimento urbano da capital e a qualidade de vida das pessoas”, conta Mosart.
LEIA MAIS