JC Online
Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) partiu da sede do Grupamento Tático Aéreo, no Recife, por volta das 8h desta quinta-feira (17), em direção ao Litoral Sul de Pernambuco para monitorar manchas de óleo que possam chegar ao Estado. A vistoria é parte das ações do grupo interinstitucional formado pelo Governo de Pernambuco e a Capitania dos Portos - Marinha do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Composto também por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Social, Turismo e Lazer, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Defesa Civil, Porto de Suape, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o grupo foi formado para reforçar ações preventivas nas praias do Pernambuco, após uma grande quantidade de óleo atingir a praia de Japaratinga, em Alagoas.
A intenção do sobrevoo é identificar a existência de pontos de manchas de óleo em deslocamento do litoral alagoano para Pernambuco. A vistoria também permitirá que seja analisado se as manchas estão agregadas ou dispersas.
Além do helicóptero da SDS, a ação envolve também embarcações da Marinha, que devem percorrer a região.
Barreiras de contenção
Durante a reunião realizada na sede da Capitania dos Portos, na área central do Recife, nessa quarta-feira (16), foi anunciado que a Marinha, a Petrobras e a Transpetro disponibilizaram barreiras de contenção e de absorção, além de mantas absorventes. Esse material poderá ser usado para isolar as manchas ainda no mar, absorver o óleo e retirá-lo das águas.
A Prefeitura de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, disponibilizará máquinas e equipamentos necessários para uma possível retirada dos resíduos do barco e posterior transporte dele para um aterro industrial. Além disso, as comunidades de pescadores da região se disponibilizaram a ajudar no monitoramento das praias.
LEIA MAIS