Redação
O Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (11), as novas instalações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A solenidade será realizada no Balneário do Catolé, BR 316, Km 014, no bairro do Clima Bom, em Maceió, a partir das 10h, e marcará a passagem dos 29 anos da unidade.
LEIA TAMBÉM
Com a inauguração da nova sede do BPA, a tropa passará a contar com modernas instalações, o que não só garantem a dignidade dos policiais, como permitirão uma melhor prestação de serviços à população alagoana.
A solenidade de inauguração contará ainda com homenagens a policiais militares da ativa e da reserva, em solenidade que contará com a presença do governador Renan Filho; do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, que também já comandou o BPA, e do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio.
Os recursos para a reforma e aquisição de equipamentos foram provenientes de uma ação do Ministério Público Estadual, em decorrência de uma infração às condicionantes ambientais (supressão de vegetação do bioma Mata Atlântica).
O prédio da unidade especializada recebeu investimentos no valor de R$ 1 milhão.Com a reforma, o BPA contará com auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, além de salas do serviço administrativo (P1/P4, sargenteação, P2/P3), reserva de armamento, garagem para seis viaturas, copa e alojamentos para oficiais e praças. As novas instalações irão facilitar a atuação das equipes policiais e, também, proporcionar acomodações dignas aos profissionais lotados no Batalhão.
Histórico
Criado em 5 de junho de 1989, com o nome de Companhia de Polícia Florestal, nascia aí o braço armado do Estado, com a missão de proteger a fauna e a flora alagoanas. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) atualmente é comandado pelo tenente-coronel Ascânio Casado e possui um efetivo de 111 policiais militares, distribuídos em três companhias, um pelotão de apoio administrativo e um pelotão aquático.
Durante seus 29 anos, o BPA realizou convênios, parcerias e recebeu apoio de outras entidades envolvidas na proteção do meio ambiente no Estado, a exemplo da revitalização do rio São Francisco, para o qual recebeu logística necessária ao combate e prevenção do crime ambiental na região do baixo São Francisco.
O Batalhão tem como missão planejar, coordenar e executar o policiamento ostensivo terrestre e aquático, agindo de forma preventiva e repressiva, de forma integrada, visando à proteção do meio ambiente, seus recursos hídricos, sua flora, recursos minerais, faunas aquáticas e terrestres, buscando a conscientização, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.
LEIA MAIS