Governo do Rio investiga caso de pacientes que contraíram HIV após transplantes

Publicado em 11/10/2024, às 12h01
Pixabay -

CBN

A Secretaria Estadual de Saúde, do Rio de Janeiro, investiga o caso de ao menos seis pacientes, que receberam órgãos transplantados no estado, e foram infectados com HIV. A pasta informou que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados.

LEIA TAMBÉM

Todos os testes foram realizados pela empresa PCS Laboratórios, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O grupo foi contratado emergencialmente pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes, mas teve o serviço suspenso logo após a Secretaria tomar conhecimento dos casos. O laboratório também já foi interditado cautelarmente.

A Secretaria informou que está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data que o laboratório foi contratado.

Uma sindicância já foi instaurada para identificar e punir os responsáveis. Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias.

A secretaria reforçou que esta é uma situação sem precedentes. O serviço de transplantes no estado do Rio de Janeiro sempre realizou um trabalho de excelência e, desde 2006, salvou as vidas de mais de 16 mil pessoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como é viver com doença que impede de sentir dor: 'Luto para sobreviver' Homem que produzia anabolizantes é preso pela polícia em SP Ibama determina repatriação de girafas importadas pelo Bioparque do Rio Homem sofre racismo e xenofobia ao ser acusado de furtar tampa de panela