Governo do Estado lança programa de transferência de renda para atender primeira infância em AL

Publicado em 29/01/2021, às 12h09
-

Redação

Um jardim para nutrir e proteger. A máxima de toda vida serve como metáfora perfeita para a primeira infância. É durante o período compreendido entre a gestação e os 6 anos de idade que a base da existência humana se assenta. Dada a importância, o tema foi certificado como política pública em Alagoas por meio da criação do Programa CRIA – Criança Alagoana, que desde 2018 se tornou a Lei Estadual nº 7.965.

LEIA TAMBÉM

Com o lançamento do Cartão CRIA na próxima segunda-feira (1º), a partir das 11h, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, o Governo do Estado dá outro passo primordial no tratamento dado à matéria. Um avanço sem precedentes nos cuidados com o futuro das alagoaninhas e alagoaninhos menos favorecidos economicamente.

A proposta inédita de benefício vai atender com auxílio financeiro gestantes, bebês e crianças de famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Uma vez cadastrados, aptos e habilitados, cada núcleo familiar receberá o recurso mensalmente. O acréscimo poderá proporcionar melhoria da qualidade nutricional das mamães e de sua prole durante o período considerado pelos especialistas como a “época de ouro”.

No primeiro momento, já foram cadastradas 9 mil famílias com gestantes, que começarão a receber o benefício a partir de fevereiro. O Governo estima alcançar cerca de 140 mil famílias de baixa renda até o final deste ano.

Com a concessão, a gestão pública pretende oferecer condições que minimizem a insegurança alimentar, atenuem o desamparo social e estimulem o desenvolvimento saudável. Mente sã em corpo são, diz o provérbio. São e salvo – salvo da desnutrição, do abandono e da falta de proteção, carinho e amor.

"O impacto que o cartão terá certamente será muito positivo ao desenvolvimento da primeira infância em Alagoas, melhorando uma série de indicadores de assistência e saúde", adiantou a primeira-dama, Renata Calheiros, coordenadora do CRIA.

Melhor ainda saber que as ações não cessam com o pagamento do benefício. Estão previstas a execução de atividades continuadas de assistência, capacitação e monitoramento da gestante, do bebê, da criança e de toda a família.

Compromisso de todos

O Cartão CRIA é a última novidade de uma iniciativa maior e mais abrangente. Na ocasião do evento, também será lançado o Guia de Implementação do Programa – disponível para download no site do www.ecria.com.br – com informações que apresentam, fundamentam e explicam o Programa CRIA – Criança Alagoana em detalhes. 

Fruto de esforço coletivo, o CRIA foi concebido e é planejado e executado a partir da articulação entre um Cômite Intersetorial coordenado pela primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, e técnicos e profissionais das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

As melhoras concretas e significativas nos principais indicadores relacionados à primeira infância em Alagoas confirmam a eficácia dos investimentos. Realizações que tornaram o Estado exemplo e referência nacional. O compromisso dos municípios tem sido e sempre será fundamental. Cabe às secretarias associadas à primeira infância a missão de gerenciar o programa em diversas de suas múltiplas dimensões, incluindo orientar a família e a comunidade para exercer um protagonismo tão desejado, quanto necessário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês