Governo do Estado lança portal oficial com dados sobre o orçamento estadual

Publicado em 12/12/2016, às 16h56

Redação

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, na manhã desta segunda-feira (12), o Portal do Orçamento, mais um instrumento governamental que deve potencializar a transparência no Estado de Alagoas. Ocorrido durante o III Encontro da Rede de Controladorias, o momento serviu para ressaltar ainda mais o empenho do Governo nas questões de combate à corrupção.

LEIA TAMBÉM

Por meio da publicidade dos recursos públicos movimentados pelo Estado, o portal, desenvolvido por equipes da Superintendência de Orçamento Público (SOP) e do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS) da pasta, tem como principal intuito empoderar, cada vez mais, o cidadão alagoano, que poderá acompanhar de perto todas as informações orçamentárias do Poder Executivo.

“A intenção é fazer com que os alagoanos sejam atualizados com os dados orçamentários de Alagoas. Além da receita e despesas, estarão também disponíveis no Portal os dados por órgão, por fonte de recursos e por região. A ideia é que o site disponibilize ainda a visualização dos programas contemplados no Plano Plurianual (PPA), com seus respectivos valores”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação da Seplag, Valter Ramos.

Por meio de um layout interativo e facilitado, os usuários poderão saber mais informações e dados a respeito do comportamento da execução orçamentária, consultar as leis orçamentárias, como a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA – Lei Orçamentária Anual, sancionadas, as emendas parlamentares, portarias, dentre outros dados.

A população contará ainda com o auxílio de versões digitais de uma cartilha ilustrada que apresenta, de forma lúdica, questões sobre o orçamento público, além de um blog interativo que visa aproximar o cidadão das questões que envolvem os cofres públicos.

Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, a iniciativa de disponibilizar no Portal tudo o que o alagoano precisa saber para ficar por dentro do orçamento do Estado só reflete o empenho em administrar a máquina pública com base nos três pilares que têm regido a gestão de Renan Filho: ética, proximidade e transparência.

“Trabalhar de forma clara e estreitar os laços com a população, fazendo com que ela participe cada vez mais da administração pública, foi uma incumbência que recebemos desde o início desta gestão. A partir do momento em que damos ao cidadão informações e dados sobre o seu Estado, formamos agentes que podem exercer ativamente no controle social e colaborar ainda mais para a melhoria de todos. Com cada um fazendo a sua parte, cumprindo as suas obrigações, temos certeza de que iremos transformar Alagoas e o Brasil em lugares mais dignos de se viver”, afirmou o titular da Seplag, durante o III Encontro da Rede de Controladorias.

Para acessar o Portal do Orçamento, acesse http://orcamento.dados.al.gov.br/.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais