Governo de Alagoas muda forma de conduzir a comunicação no Estado

Publicado em 07/12/2015, às 21h15
-

Redação

Secretário Enio Lins, entre a diretora de Publicidade da Secom, Larissa Furtado, e Luís Siqueira, gerente de Projetos Especiais, (Crédito: Agência Alagoas)

Quatro categorias, seis finalistas, um vencedor na seção principal do maior prêmio de publicidade local e uma grande mudança na forma de conduzir a comunicação no Governo de Alagoas. Foi com esses resultados que o trabalho do Estado conquistou, pela primeira vez, a posição de destaque na 22ª edição do tradicional prêmio de publicidade alagoana, o “Guerreiros da Criação”, realizada pela Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom). 

Com participação ativa do governador de Alagoas, Renan Filho, desde o desenvolvimento à execução dos projetos, as campanhas foram reconhecidas pela sua criatividade, clareza e objetividade na mensagem, qualidade estética, composição técnica e originalidade. Seja pelo bom-humor ou engajamento do público, as peças ultrapassaram a presença na internet para ganhar também espaço nas mídias off-line. 

Para o secretário de comunicação do Estado (Secom), Enio Lins, a integração da equipe foi fundamental para a condução das campanhas de maneira mais eficiente, além da postura de integração entre a equipe do governo e os criadores das propostas com o comprometimento diante da comunicação interna e externa, que também foi ressaltada pelo gestor da pasta. 

“Foi uma conquista coletiva. A campanha vencedora foi estudada e aprovada pessoalmente pelo governador Renan Filho. A todos que fazem a Secretaria de Comunicação nos entusiasma o fato inédito de três das cinco campanhas finalistas do Grande Prêmio serem peças de órgãos do Governo de Alagoas”, comemora Lins.

O prêmio 

Usando muita criatividade e bom-humor, o grande vencedor do prêmio na categoria Melhor Campanha do Ano foi o projeto de São João do Detran, do Governo de Alagoas, desenvolvido pela agência de publicidade Clorus. Entre os finalistas representantes do Estado, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) se sobressaiu com a peça do aplicativo IMA Denuncie selecionado nas seções Anúncio de Revista, Melhor Mídia para Internet, Melhor VT Institucional e Campanha do Ano junto com o Detran e a Secretaria de Saúde (Sesau).    

“Pensamos em uma ferramenta que aproximasse ainda mais a população do IMA, utilizando tecnologia que hoje está acessível para a maioria das pessoas: os smartphones. A partir dessa proposta, surgiu o projeto do aplicativo IMA Denuncie que mostra a importância da população participar denunciando os crimes ambientais. Além de aumentar o número de queixas do público, a campanha contribui diretamente para potencializar nossas ações”, esclarece o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, Ermi Ferrari. 

À frente da coordenação de marketing da PSCom, Anthony Campos destacou que a participação efetiva das campanhas do Governo de Alagoas no prêmio Guerreiros da Criação mostra a preocupação do Estado pela comunicação mais eficiente e próximo do público. Ainda de acordo com Campos, o feedback positivo dos jurados é motivo de orgulho para todos que fizeram parte do evento.   

“O Guerreiros da Criação é um prêmio para incentivar a criatividade no âmbito da publicidade alagoana. As peças do Governo foram muito elogiadas pelo júri, que salientaram a qualidade dos trabalhos, comparando-as com produções nacionais de grandes centros do país como Rio de Janeiro e São Paulo. Ver que campanhas locais estão recebendo seu devido reconhecimento nos deixa muito contentes”, avalia Campos.

Campanha vencedora 

Um formato inusitado que quebrou paradigmas utilizando humor e interação na comunicação do governo foi a grande aposta da campanha de São João do Detran-AL, vencedora na seção principal do prêmio. Aproveitando o período junino de época festiva em que geralmente aumentam os números de acidente de trânsito, a peça publicitária focou no público jovem para passar uma mensagem da importância da condução segura, como explica a diretora de publicidade da Secom, Larissa Furtado. 

“Neste trabalho, o desafio da Secom e do Detran foi investir em um modelo diferente, que tivesse forte presença também nas redes sociais por meio de uma comunicação eficiente e direcionada ao público jovem. O briefing foi bem assimilado pela Clorus e o resultado foi uma campanha com forte recall e que, além de contribuir para um trânsito mais seguro, criou uma grande empatia com o público alagoano”, pontua a diretora. 

Além desta campanha, as peças de combate à dengue da Secretaria de Saúde e do Aplicativo IMA Denuncie do Instituto do Meio Ambiente também foram finalistas na categoria principal de Melhor Campanha do Ano.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025