Governo de Alagoas lança cartão CRIA, que vai doar bolsa de R$ 100 a famílias do CadÚnico

Publicado em 01/02/2021, às 11h31
Reprodução/TV Pajuçara -

Redação TNH1

O Governo de Alagoas lançou, na manhã desta segunda-feira (1º), o Cartão CRIA, que vai funcionar como uma bolsa mensal no valor de R$ 100 a todas as famílias inscritas no Cadúnico do estado, e que tenham filhos com idade até 60 meses, ou seja, crianças até 5 anos.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o governador Renan Filho, com essa iniciativa o estado vai fazer um esforço para ajudar quem mais precisa. "Todas as famílias inscritas no Cadúnico vão ser contempladas com o programa, inclusive as que já recebem o Bolsa Família. Cada um vai ter que procurar o Cras [Centro de Referência da Assistência Social] do seu município para fazer o cadastramento e receber o cartão", explicou Renan Filho.

O programa de transferência de renda faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), criado pelo Estado para garantir o desenvolvimento integral da primeira infância e coordenado pela primeira-dama do estado, Renata Calheiros.

A primeira-dama ressaltou a importância dos primeiros anos de vida das crianças e disse que, para as famílias serem contempladas, os filhos precisam estar com as vacinas em dia. “O propósito do CRIA é fazer uma transformação social, dando condições para o desenvolvimento integral das crianças. Estamos falando em resultados em longo prazo, mas com ações sólidas para o rompimento do ciclo de pobreza”, explicou Renata.

O Cartão CRIA será um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, e que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças. Neste primeiro momento, já foram cadastradas 9 mil famílias, com gestantes em sua composição, as quais já começarão a receber o benefício a partir de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), gestora do cartão, o Governo do Estado quer alcançar cerca de 140 mil famílias cadastradas até o final de 2021.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês