Governo de Alagoas destina R$ 150 mil para periódicos científicos

Publicado em 11/11/2020, às 19h07
Creative Commons -

Agência Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou Edital de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos, na segunda (9), destinando R$ 150 reais para as revistas vinculadas aos programas de pós-graduação (PPGs) strictu senso das instituições universitárias alagoanas.

LEIA TAMBÉM

Os periódicos científicos são destinados à tornar públicos os resultados de pesquisas em todas as áreas do conhecimento. A publicação também é uma componente importante da formação profissional dos pesquisadores e da consolidação dos programas de mestrado e doutorado. Seu impacto se faz sentir desde a pontuação requerida para seleções acadêmicas e profissionais até aos indicadores que garantem recursos federais para as universidades públicas e privadas, através das regulamentações do Ministério da Educação.    

Para o diretor-presidente interino da Fapeal, professor João Vicente Lima, com os recurso do edital, os periódicos vão poder melhorar uma série de processos e de políticas de qualificação dos PPGS, de tal maneira que eles se tornem atraentes para os pesquisadores, primeiramente da região nordeste e do Brasil. “Com o passar do tempo, que se transformem em periódicos atraentes para pesquisadores internacionais”, projeta o gestor.

“Um periódico forte significa uma oportunidade para se construir redes de pesquisa, fortalecer contatos e isso dinamiza ainda mais o ambiente da pesquisa e da pós- graduação”, reforça o sociólogo.

As inscrições para o Edital Fapeal 07/2020 permanecem abertas até 21/12. Todas as informações estão disponíveis em www.fapeal.br

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês