Governo de AL diz que tem recursos garantidos para comprar vacinas diretamente do Butantan

Publicado em 29/01/2021, às 13h51
Itawi Albuquerque / TNH1 -

Agência Alagoas

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, afirmou nesta sexta-feira (29) que o Governo de Alagoas tem recursos garantidos para adquirir vacinas diretamente do Instituto Butantan, de São Paulo, se o governo federal não tiver condições de comprá-las em tempo hábil para imunizar a população alagoana contra o novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

A afirmação de Fábio Farias reforça o anúncio feito pelo governador Renan Filho, em mensagem publicada nas redes sociais na noite de ontem (28), de que o Estado de Alagoas tem interesse em adquirir vacinas diretamente do Butantan para garantir a continuidade da vacinação no estado. 

“O governador Renan Filho já se antecipou e tem posição firme em adquirir as vacinas se o governo federal não tiver condições de comprá-las. O processo de vacinação aqui em Alagoas está com uma logística muito boa e célere. Prova disso é que estamos entre os primeiros estados no país em termos de logística. Mas dependemos, no momento, do envio dessas doses do governo federal”, afirmou Farias, ao ressaltar o apoio dos municípios para que o processo de imunização esteja acontecendo sem atrasos no estado.         

A decisão do governador Renan Filho foi motivada pelo governo federal ter informado que poderia esperar até o mês de maio para decidir sobre a compra de 54 milhões de doses da Coronavac, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. 

“O governador Renan Filho e outros governadores já subscreveram um documento para que o governo federal libere os Estados para comprarem o imunizante diretamente do Butantan, para que população não seja penalizada com uma longa espera”, completou Fábio Farias. 

Hospitais entregues

Fábio Farias destacou ainda que o governador Renan Filho foi um "gestor iluminado" ao entregar à população novos hospitais antes e durante a pandemia do coronavírus.

“Se o governador não tivesse entregado esses hospitais, provavelmente Alagoas poderia estar numa situação semelhante à do Amazonas e da capital Manaus ou até com um colapso pior. Outros Estados também estão com muita dificuldade em lidar com esta doença”, alertou, ao se referir aos recém-inaugurados Hospital Metropolitano, no bairro Cidade Universitária; Hospital da Mata, na região Norte do Estado, e a ampliação do Hospital da Mulher, todos eles com disponibilização de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, que possibilitaram a Alagoas enfrentar a doença sem superlotar os hospitais.

“Independentemente do Plano de Imunização do governo federal, Alagoas já havia elaborado com muita antecedência seu Plano Estadual de Imunização”, completou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês