Governo de AL convoca coletiva para explicar suspensão da vacinação de adolescentes

Publicado em 17/09/2021, às 07h03
Agência Alagoas -

TNH1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira (17), às 12h, uma coletiva de imprensa para abordar os detalhes referentes à decisão de suspender a vacinação contra a Covid-19, nos adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades. Maceió confirmou que acompanharia a determinação do estado, porém horas depois anunciou que vai seguir com a imunização dos jovens nesta sexta.

LEIA TAMBÉM

Participam do encontro o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e os técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, que esclarecerão dúvidas sobre o assunto.

AL adere à recomendação do MS

Alagoas suspendeu ontem (16) a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). A medida acontece em consonância com a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Governo Federal, que enviou aos estados, na noite de quarta (15), uma nota técnica revisando a orientação para imunização de pessoas entre 12 e 17 anos.

De acordo com a nota técnica acatada pelo estado de Alagoas, devem ser vacinados somente os adolescentes que apresentam deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O governador Renan Filho (MDB) usou as redes sociais na tarde de quinta-feira para confirmar a adesão da recomendação e informar a suspensão imediata da vacinação para este público.

Na nota, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 ressaltou ainda que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades 'ainda não estão claramente definidos" e que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela doença tiveram 'evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos (com poucos sintomas)". 

"Destacamos que a orientação da NOTA TÉCNICA 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS estabelecia que os adolescentes sem comorbidades seria o último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro. Outrossim, reafirmamos que Estados e Municípios sigam as orientações do Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19. Por fim, reiteramos que esta Secretaria, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas", trouxe a nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas