Redação
Proporcionar mais mobilidade urbana, com a construção de escadarias, pontilhões e passeios, vai além dos benefícios em infraestrutura, assegurados pelo governo do Estado, por meio do programa Pequenas Obras, Grandes em treze grotas da capital. Com a comunidade vivendo uma nova realidade, com equipamentos urbanos de qualidade, os moradores relatam que agora vivem um momento novo e resgataram a dignidade há muito tempo perdida, com mais qualidade de vida, segurança e conforto.
LEIA TAMBÉM
“Quando cheguei aqui era tudo lama. Eram escadas feitas no barro. Quando acordava, por voltava das cinco da manhã, já subia pro trabalho. Por várias vezes caí, me machuquei e precisei voltar pra casa pra me trocar”, relata Adriana Maria Branco, moradora da grota de Piabas, no Jacintinho, em Maceió.
Em menos de um ano após o lançamento do programa, já foram construídos cerca de cinco mil metros lineares de escadaria e mais de dez mil metros quadrados de passeios nas treze comunidades atendidas até o momento. As informações são do último levantamento feito pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelas obras.
E os benefícios continuam. Além das escadarias e passeios, foram construídos também 2.818 metros lineares de canaletas, que desviam a água da chuva, evitando escoamento pelas encostas, prevenindo desabamentos, além da instalação de 7.896 metros lineares de corrimão e a construção de 978 metros de muros de contenção, oferecendo melhor infraestrutura para as casas construídas em barrancos.
Outro importante equipamento urbano é o pontilhão, que garante o ir e vir da população pelas vielas da comunidade. Destes, já foram construídos 114 metros lineares, além da conclusão de 3.630 metros de meio-fio, confirmando o compromisso do governador Renan Filho em investir em desenvolvimento urbano nas áreas esquecidas até então pelo poder público.
Para a promoção da urbanização das comunidades e garantia do bem-estar dos moradores, a Setrand também tem feito a pintura de casas das comunidades, onde parte delas recebe pinturas especiais, que retratam a vida em comunidade, a cultura local e elementos da natureza.
Raimundo Antônio da Silva, carpinteiro que mora há 16 anos da grota do Cigano, também localizada no Jacintinho, é outro morador beneficiado pelo programa que comemora as ações proporcionadas pelo governo do Estado.
“Aqui era tudo quebrado, a gente tinha muita dificuldade para subir. Agora está ficando ótimo, o serviço está avançando, todo dia tem gente trabalho aqui. O trabalho está muito bom. A população que mora aqui está muito contente”, conta Raimundo.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destaca o empenho do governador Renan Filho em garantir o recurso para as obras de urbanização das grotas de Maceió.
“O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é uma programa que transforma a realidade de quem mais precisa. Por isso, ele é prioridade para o governador Renan Filho, que tem garantido as condições necessárias para a continuidade e avanço das obras, que irão se expandir a mais comunidades neste ano. Temos duas já inauguradas e iremos chegar as 76 grotas de Maceió, beneficiando mais de 250 mil pessoas”, ressalta Mosart.
LEIA MAIS