Agência Alagoas
O primeiro Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo II em Alagoas, em Teotônio Vilela, a 97 km de Maceió, foi inaugurado nesta quarta-feira (1º) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Lima Júnior.
LEIA TAMBÉM
"Aqui vão trabalhar, também, policiais recém-formados no último concurso público da PM. Estamos terminando um outro concurso para mais 500 policiais militares e, no segundo semestre, faremos concurso para delegado e policial civil", declarou Renan Filho.
O Cisp tipo II tem maior capacidade que as demais unidades já implantadas em Alagoas. Mais amplas, as novas instalações surgem com a finalidade de atender municípios mais populosos e que possuem localização estratégica para as ações da Segurança Pública.
"Com o Cisp tipo II teremos um aumento significativo do policiamento ostensivo. Teremos três guarnições da PM diariamente em defesa da sociedade", destacou Lima Júnior.
No total, foram investidos R$ 8,4 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual na construção do Cisp de Teotônio Vilela. Outra unidade do mesmo porte está em fase final de edificação no município do Pilar e será inaugurada em breve.
"Vamos iniciar a construção de outro Cisp do tipo II em Rio Largo; na capital e em Arapiraca, vamos fazer Centros Integrados do tipo III, ainda maiores do que esse daqui, equipados com área para pouso de helicóptero e que integrará também o Corpo de Bombeiros", revelou Renan Filho.
O prédio
O Cisp de Teotonio Vilela conta com moderna estrutura e está localizado na Rua José Monteiro da Silva. A área total construída é de 1.340 metros quadrados.
No novo prédio, a PM possui salas destinadas aos setores de inteligência, planejamento de operações, posto de identificação, centro de operações (Copom), alojamento para oficiais e praças, vestiários, sala de reuniões, reserva de armas, depósito e dispõe ainda de elevador para cadeirante.
Já a Polícia Civil possui sala para o chefe de operações, cartório distrital e regional; depósito, alojamentos para delegados e agentes, além de sala de reuniões. A área comum é dotada de copa, recepção, sala para confecção de Boletim de Ocorrência, auditório, depósito e refeitório.
Os novos Centros Integrados passam a comportar até 32 presos, divididos em cinco celas para detentos do sexo masculino, feminino e para adolescentes. Nas unidades do tipo I, a capacidade é para até quatro pessoas por cela. A estrutura possui, ainda, sala de identificação, utilizada pela Polícia Civil para confirmar a identidade de suspeitos de crimes, preservando as testemunhas.
Força Tarefa
Durante a solenidade, também foi lançada a Força Tarefa de Segurança Pública. O governador e o secretário Lima Júnior fizeram a entrega de quatro viaturas para a PM e duas à Polícia Civil.
Já estão em funcionamento os Centros Integrados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro e Messias.
LEIA MAIS