Redação
O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, na manhã deste sábado (24), as obras do programa Vida Nova nas Grotas na comunidade Belo Jardim, bairro do Benedito Bentes, em Maceió. A revitalização beneficia cerca de 1.300 moradores e contou com um investimento de R$ 3,6 milhões, recursos do tesouro estadual.
LEIA TAMBÉM
A grota foi contemplada com a construção de 1.087 metros de escadaria, 290 metros de corrimão, 1.113 m2 de passeios, além da implantação de 191 metros de canaletas, para a drenagem de águas pluviais, e da construção de 76 metros de muros de contenção, que garantem mais segurança à população local.
O Vida Nova nas Grotas já beneficia 71 grotas em Alagoas, a maioria na capital alagoana - sendo 45 entregues e 26 com obras em andamento -, e chegará a todas as 100 comunidades até o final do próximo ano.
"Esse é um programa que eleva a autoestima da comunidade, melhora a vida das pessoas, chega perto de quem precisa mais e humaniza os bairros. Nós vamos chegar a 100 grotas até o final do Governo e atender cerca de 250 mil pessoas", assegurou Renan Filho.
Foram investidos no programa, até o momento, cerca de R$ 142 milhões, que possibilitaram a geração de mais de 2.500 empregos na execução das obras. Segundo o secretário Mosart Amaral outras seis grotas no Benedito Bentes estão com as obras praticamente prontas e serão entregues em breve. A próxima será a da Princesa, no sábado (31).
"Nossa programação de inaugurações vai continuar", garantiu. "Uma das diretrizes do programa é, justamente, utilizar a mão de obra dos moradores locais, gerando emprego, renda e o sentimento de pertencimento", acrescentou Mosart Amaral.
A dona de casa Genilda Barbosa aprovou as benfeitorias. “Bom é pouco, está maravilhoso. Antes o lamaçal era grande. Agora tem uma coisa: a população tem que manter, preservar", ponderou.
O Vida Nova nas Grotas é executado há cinco anos. A iniciativa proporciona melhoria da qualidade de vida e eleva a autoestima dos moradores das comunidades que são beneficiadas por meio de obras estruturantes e de ações que promovem esporte, lazer, inclusão social e empreendedorismo.
"Esse é um programa que sintetiza a existência do próprio Estado, que é ajudar quem precisa mais", enfatizou Renan Filho.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o ONU-Habitat, o programa tem sido reconhecido internacionalmente ao longo dos anos pelo impacto social na vida da população: foi um dos vencedores do concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de ter vencido no World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão.
"O Vida Nova nas Grotas é referência de melhoria da qualidade de vida das pessoas e pra nós é um orgulho muito grande entregar mais uma obra desse programa", finalizou Renan Filho.
LEIA MAIS