Eberth Lins
A luta contra o corovavírus em Alagoas ganha um importante reforço a partir desta sexta-feira (15) com a entrega do Hospital Metropolitano, maior hospital geral de grande porte construído no estado desde os anos 70 e entregue hoje pelo governador Renan Filho (MDB) e pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres.
LEIA TAMBÉM
O Hospital Metropolitano, localizado no bairro Cidade Universitária, começa a funcionar já neste sábado (16). O equipamento vai disponibilizar 200 leitos, sendo 30 UTI e 170 enfermarias. Neste período de pandemia, o atendimento do hospital será 100% voltado a pacientes vítimas da covid-19.
A entrega do hospital contou com as participações do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tutmés Airan, do presidente da Assembleia Legislativa (ALE), deputado Marcelo Victor e do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto.
Renan Filho definiu a data de hoje como sendo um dia histórico para a saúde pública de Alagoas.
"Quero agradecer a todos os servidores que colaboraram decisivamente para a entrega desse hospital. Diante da pandemia, estamos fazendo uma entrega simbólica para que amanhã o hospital já comece a funcionar e atender os pacientes com coronavírus. Estamos fazendo hospitais de campanha, mas estamos também entregando hospitais definitivos que vão ficar para o atendimento da população na posteridade", ressaltou.
Para o secretário Alexandre Ayres, o hospital será um importante reforço nesses dias difíceis de pandemia do novo coronavírus. “Com a chegada do hospital, ganhamos mais força no enfretamento à doença. Ganhamos força na ampliação de leitos e no atendimento disponibilizado à população", frisou.
“Neste momento que vivemos um surto que exige grandes esforços só a união pode levar a esses feitos. Alagoas hoje está dando exemplo ao país", disse o presidente da ALE, Marcelo Victor, referindo-se à união entre os entes públicos.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, a entrega reflete o “momento de ambiguidade” vivenciado no mundo por conta da pandemia. “Ao mesmo tempo que o mundo vive uma tristeza enorme, temos tido grandes exemplos de gestos de humanidade no enfretamento ao vírus”, disse Tutmés Airan.
“Temos que nos unir nesse momento tão crucial, principalmente em Alagoas que é um estado pobre”, acrescentou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto.
“Esse equipamento vai ficar para a história de Alagoas. Como o governador disse, temos feito um trabalho conjunto e nesse período foram quase 250 leitos contratualizados pelo Município, que por conta do avanço da doença já estão quase todos ocupados. O hospital chega em boa hora”, complementou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
LEIA MAIS