Governador e prefeitos discutem medidas para facilitar pagamento de IPVA atrasado

Publicado em 26/04/2016, às 07h36

Redação

Atualizada às 09h23

LEIA TAMBÉM

Estar com o IPVA atrasado é um problema para o proprietário de veículo e também para os governos de estados e municípios, que perdem arrecadação. Com a intenção de recuperar esses débitos, oito prefeitos alagoanos e o governador Renan Filho discutiram o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores atrasado.

Na reunião, realizada na noite dessa segunda-feira (25), foi discutida a regulamentação da Lei 7.765, de 30 de dezembro de 2015, que garante a medida. De acordo com o texto, publicado no Diário Oficial do Estado de 31 de dezembro do ano passado, os débitos de IPVA vencidos até 30 de novembro de 2015 poderão ser liquidados à vista ou em parcelas.

Segundo o artigo 4º da lei, o débito poderá ser pago: em parcela única, com redução de 95% do valor das multas e 80% do valor dos juros; ou em até seis parcelas mensais, com redução de 80% do valor das multas e 60% do valor dos juros.

Para entrar em vigor, a medida aguarda a publicação de um decreto-lei que defina detalhes sobre a adesão ao chamado Programa de Recuperação Fiscal (Profis) IPVA.

“Fizemos essa reunião para discutir a possibilidade de criarmos uma alternativa, para quem não teve condições de pagar o IPVA, e ainda parcelar sua dívida. Dessa forma, todos saem ganhando, arrecadamos um pouco mais, o que é fundamental nesse momento de crise, e o cidadão tem a possibilidade de pagar com mais facilidade. Vamos remeter à Procuradoria Geral do Estado e assim que o decreto estiver pronto, vou assiná-lo, o que deve acontecer até a próxima semana”, ressaltou Renan Filho.


Os prefeitos, que também são beneficiados com a arrecadação do imposto, acataram a ação, que vai beneficiar o Estado, Municípios e o contribuinte, conforme explicou Marcelo Beltrão. “Muito importante essa decisão de dar uma oportunidade ao cidadão de regularizar a situação e ter livre acesso no trânsito. Só louvamos a iniciativa do governador”, disse o prefeito de Jequiá da Praia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Militar forma 37 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais Joaldo Cavalcante deixa comando da Secretaria de Comunicação de Alagoas Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída