Governador e ministro entregam sistemas de dessalinização em Tapera

Publicado em 11/07/2020, às 11h50
Foto: Ascom Seinfra -

Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fazem, nesta segunda-feira (13), às 10h30, a entrega simbólica de 30 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), na comunidade Malhada Bonita, em São José da Tapera. Antes, às 9 horas, eles visitam as obras do trecho 4 do Canal do Sertão, também no município sertanejo.

LEIA TAMBÉM

O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano.

Em Alagoas, as obras do PAD são executadas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e já beneficiam mais de 30 mil sertanejos, em 15 municípios alagoanos. O Estado participa com contrapartida financeira, além de promover a participação de entidades e da sociedade civil organizada no processo de execução dos trabalhos.

Um dos principais diferenciais do Programa Água Doce é a destinação ambientalmente adequada do efluente gerado no processo de dessalinização. Na maioria dos casos, o rejeito é lançado num tanque de contenção para evaporação, evitando a degradação do solo.

No entanto, dependendo das características físico-químicas deste concentrado, o efluente poderá ser destinado a outros usos como dessedentação animal ou irrigação para agricultura biossalina, que é uma alternativa de cultivo, em que se tem como base o uso de águas com relativos teores de sais.

“Com essa parceria com o Governo Federal conseguimos levar uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para uma população que necessita desses recursos, principalmente no nosso Sertão e Semiárido alagoano, mudando também a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Paulo Tavares, que participa da agenda em São José da Tapera.

Canal do Sertão

A agenda de trabalho em São José da Tapera será aberta às 9 horas com a visita técnica às obras do trecho 4 do Canal do Sertão. Além do ministro, do governador e do secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, também participará da inspeção. As obras do trecho 4, entre Senador Rui Palmeira e São José da Tapera, estão com 88% dos serviços executados.

Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do país, o Canal do Sertão contará, até sua conclusão, com 250 km de água e tem como objetivo beneficiar 1 milhão de pessoas em 42 municípios alagoanos. Atualmente, a obra já beneficia 200 mil moradores, entre Delmiro Gouveia e São José da Tapera.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas