Governador assina ordem de serviço para construção da UPA de Arapiraca nesta segunda

Publicado em 08/02/2021, às 08h42
Carla Cleto/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Em mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas, o Governo do Estado vai construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca. Nesta segunda-feira (8), às 14h, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam a Ordem de Serviço para início das obras, durante cerimônia que será realizada no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba.

LEIA TAMBÉM

A UPA de Arapiraca será construída com recursos do Tesouro Estadual, da ordem de R$ 6,2 milhões, e deve ser concluída em 120 dias após o início das obras. Segundo o projeto arquitetônico, elaborado pela Assessoria de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a nova unidade será do tipo III, contará com um tomógrafo de última geração e terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês.

Assistência – A nova unidade funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com leitos de observação e de urgência.

Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.

“Após construir e manter, com recursos próprios, duas UPAs em Maceió, nos bairros Tabuleiro do Martins e Jacintinho, além de assinar a ordem de serviço para construção de uma unidade no bairro Jaraguá, a Sesau cumpre mais uma etapa do Plano de Regionalização da Saúde. Desta vez, o município beneficiado será Arapiraca, localizado estrategicamente no Agreste do Estado, e que receberá grandes investimentos na saúde ao longo deste ano”, destacou Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês