TNH1
Pelo menos 15 bairros devem ser beneficiados pela ampliação do esgotamento sanitário de Maceió. Os contratos que possibilitam as obras foram assinados na manhã desta segunda-feira, 07, em uma parceria entre o Governo de Alagoas, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Banco do Nordeste, no Palácio do Governo.
LEIA TAMBÉM
O presidente da Casal, Clécio Falcão, explicou que o convênio Sanema deve beneficiar oito bairros, entre eles Farol, Pinheiro, Pitanguinha e Santo Amaro. Já o Sanama beneficia Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins, Clima Bom, Serraria, Benedito Bentes e Cidade Universitária.
“Esses dois grandes contratos têm como objetivo elevar o percentual de atendimento à população de Maceió no quesito esgotamento sanitário, de 35% para 70%. As obras já estão sendo executadas e serão agora dinamizadas”, explica Falcão.
O governador Renan Filho defendeu que o investimento também é uma forma de trabalhar em benefício da saúde pública e que o esperado é que, dentro de 18 meses, a capacidade de coletar esgoto na capital seja dobrada.
“Coletar o esgoto de maneira adequada é, sem dúvidas, uma das principais vertentes para o desenvolvimento do estado. Primeiro é uma forma de melhorar a saúde das pessoas e a saúde pública. Por outro lado, isso estimula o turismo, já que há o entendimento que a falta de coleta adequada é um dos principais problemas de Alagoas e do Brasil”, argumentou o governador.
Somados, os dois financiamentos a serem liberados pelo Banco do Nordeste passam de R$ 267 milhões. Porém esse não é o valor total a ser investido pelos dois consórcios nos dois sistemas de esgotamento sanitário da Capital. O montante aplicado supera os R$ 474 milhões, tendo em vista que os convênios Sanama e Sanema possuem outras fontes de financiamento e já começaram a fazer investimentos nas obras, que estão em execução.
LEIA MAIS