TNH1, com G1
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, nessa sexta-feira (12), estelionatários que geravam boletos falsos de seguro de saúde na internet. De acordo com as investigações, os criminosos teriam aplicado o golpe em ao menos cinco estados, dentre eles, Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Nas redes sociais, os suspeitos de envolvimento com a quadrilha ostentavam o dinheiro do golpe em viagens pelo mundo. Um casal, apontado como chefe do esquema, foi preso em São Paulo na manhã dessa última sexta-feira.
A polícia descobriu que a quadrilha criou e registrou uma empresa com praticamente o mesmo nome de uma grande companhia de seguros que já existe. Essa empresa atendia por aplicativos de mensagens e pela internet como se fosse a verdadeira. Quando o cliente precisava emitir a segunda via de um boleto para pagar o plano de saúde ou o seguro de vida, por exemplo, recebia o documento muito parecido com o original, mas com dados que faziam o dinheiro ir para a conta da quadrilha. Em apenas 1 ano, foram R$ 4 milhões.
A empresa dos golpistas tem, inclusive, registro verdadeiro na junta comercial de São Paulo, e os investigadores dizem que as vítimas relataram uma mesma estranheza: quando buscaram a seguradora no Google, para tirar a segunda via do boleto, o primeiro nome que aparecia era o da empresa da quadrilha.
A polícia também prendeu uma terceira pessoa, em São Paulo. Daniele dos Santos aparece como dona de uma outra empresa da quadrilha que se passou pela seguradora para receber os pagamentos. A polícia já identificou vítimas em 5 estados do Brasil.
Os investigadores querem saber agora como os golpistas tiveram acesso ao banco de dados dos clientes da seguradora, porque sabiam exatamente qual o plano e o valor dos boletos que eles pagavam por mês.
Além de estelionato, os presos vão responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro, que têm penas bem maiores.
LEIA MAIS