Golpe do falso advogado: jovem é preso em flagrante durante audiência em fórum de Maceió

Publicado em 03/10/2022, às 17h35
Reprodução -

Theo Chaves

Um jovem foi preso em flagrante no começo da tarde desta segunda-feira, 03, suspeito de se passar por um falso advogado durante uma audiência realizada na 16ª Vara Criminal da Capital, localizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo advogado Júlio Felipe Sampaio, vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Combate às Práticas Irregulares da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB-AL).

LEIA TAMBÉM

De acordo com o representante da OAB-AL, o jovem teria aplicado o golpe do "falso advogado" em várias vítimas, e os valores cobrados pelos honorários ultrapassam R$ 20 mil.

"Recebemos essa denúncia, e fomos acionados ao Fórum por volta das 12:00 desta segunda-feira. As vítimas relataram que uma pessoa estava se passando por advogado, e ao chegarmos no local nos certificamos que ele não tinha registro na OAB. Além do falso registro, ele simulava audiências com um falso juiz, onde a vítima era enganada. Os golpes aplicados por ele também teriam sido registrados na cidade de Marechal Deodoro, além, claro, da capital Maceió. Diante da suspeita, encaminhamos esse jovem e as vítimas à Central de Flagrantes, no Pinheiro, onde o caso será investigado", explicou.

Sampaio ainda relatou que o jovem teria argumentado dizendo que era aluno do curso de direito. Segundo o representante da OAB-AL, o suspeito era um cara bem vestido e conhecia sobre leis.

"O jovem confessou que era aluno do curso de Direito, porém ele era um cara bem instruído, e conhecia sobre a dinâmica da advocacia. Ele também andava bem vestido, falava bem e se aproveitava de vítimas vulneráveis para aplicar esse golpe. Também verificamos que ele forjava o timbre do poder judiciário, bem como reconhecia documentações em cartórios. Diante de tamanho conhecimento, vamos abrir um processo administrativo para saber se ele teve ajuda de algum advogado". 

A OAB-AL também informou ao TNH1 que vai acompanhar o caso. O órgão finalizou dizendo que caso seja confirmado o registro do jovem como acadêmico de direito, ele poderá ser impedido de receber o diploma profissional da classe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento