Gigante até nas vendas: RAM 3500 bate recorde no lançamento

Publicado em 31/03/2022, às 10h25 - Atualizado às 10h44
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

A picape mais forte, capaz, luxuosa e tecnológica do mercado acaba de bater todos os recordes da marca no seu lançamento. Foram quase 4 Ram 3500 compradas por minuto. Ao todo foram 1.109 unidades vendidas em apenas 5 horas.

Em Alagoas a concessionária Autopremium, exclusiva da marca no estado, comercializou 6 unidades no dia do lançamento. Veja como foi:

Recordes

Em dezembro de 2020, as 100 primeiras unidades da Ram 1500 Rebel se esgotaram em 18 horas. Em maio do ano passado, foram somente 10 horas para a mesma quantidade de Ram 2500 Rodeo encontrar seus donos (no caso da Ram, eles também podem ser chamados de fãs).

Na quinta-feira passada, 24 de março, às 18h, a marca das picapes de poder inigualável abriu oficialmente as vendas da Nova Ram 3500. Resultado: apenas 5 horas depois, foram registradas exatamente 1.109 vendas do modelo que representa o novo ápice do mercado de picapes no Brasil.

“Esse foi mais um lançamento no qual a realidade superou em muito a nossa expectativa”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul. “A Ram 3500 é mais uma materialização do processo de consolidação da marca no Brasil, para seguirmos em um ritmo forte de crescimento, que vem desde 2020.”

Tamanho volume de vendas de um modelo premium em tão pouco tempo não é o único dado que impressiona. “Dividindo as 1.109 unidades por 300 minutos dessas 5 horas, tivemos quase 4 Ram 3500 vendidas por minuto, ou 3,69 unidades para ser mais preciso”, diz Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

O modelo

O coração da Ram 3500 é o icônico motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros em uma versão ainda mais forte. Com seis cilindros em linha, essa verdadeira usina de força despeja 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel no Brasil (são 12 cv a mais do que na Ram 2500). Ainda mais impressionante é o torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento (e superior em 65 Nm ao da Ram 2500). Diferentemente da 2500, a Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

Além de todo esse poderio, o propulsor é tecnicamente muito avançado. Entre vários destaques, o bloco é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável (VGT).

Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio é automático de seis marchas. Um de seus pontos altos é o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.

Mais capacidade

A Nova Ram 3500 tem números inigualáveis quando se fala em carga e reboque. E o responsável não é somente o motor Cummins e toda sua força. Há outros fatores determinantes, como o chassi extremamente rígido, formado com 98,5% de aços de alta resistência e a suspensão exclusiva, com molas longitudinais, resultando em muita aptidão para o trabalho pesado, honrando a categoria Heavy Duty da qual faz parte, mas sem renunciar ao conforto de rodagem de uma picape premium.

Dessa forma, a 3500 é capaz de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Muito à frente de qualquer outra picape vendida no Brasil, até mesmo a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). Toda essa capacidade é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, de longe a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.

Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda impressiona: são 1.280 litros de capacidade. Independente da configuração, a caçamba da Nova Ram 3500 possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED.

Até os espelhos retrovisores externos contribuem para a capacidade da picape. Eles são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia. Sem falar que os espelhos podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.

Mais luxo

A Nova Ram 3500 Limited Longhorn exibe o máximo da sofisticação da marca e é muito fácil e rápido perceber isso. Basta abrir a porta, subir no estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) e entrar na cabine. Imediatamente se está cercado de materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados.

Numa elegante combinação de marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.

Por sua vez, a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. O material empresta ainda mais exclusividade à Ram 3500, pois cada picape tem detalhes diferentes, devido às próprias características da madeira. Um dos toques mais chamativos é a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser.

Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração western se vê também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.

Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados.

Mais tecnologia

O nível de recursos tecnológicos de série da Ram 3500 Limited Longhorn é mais um ponto alto. A começar pela dianteira, com os faróis Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes. Essa tecnologia aumenta a visibilidade noturna em curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.

Há ainda muitos outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) como: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).

Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera 360°, que facilita as manobras com a picape full size de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da exclusiva câmera de caçamba, útil para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer. Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

Há aquecimento e ventilação dos assentos dianteiros (os laterais de trás também são aquecidos a partir da Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Os ajustes dos pedais possuem ajustes elétricos, algo incomum no mercado e bancos dianteiros, ajustes elétricos de 10 posições, e duas memórias para o motorista.

Completam a lista de equipamentos as 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115V de padrão norte americano.

E quando o assunto é porta objetos, a Nova Ram 3500 conta com dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, bem como outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até mesmo dar lugar a um colchão, afinal a grandalhona possui mais de 2 metros de largura.

Preços e Versões

A Nova Ram 3500 já chega ao Brasil com três opções. Veja abaixo os preços e alguns destaques de suas enormes listas de equipamentos:

Ram 3500 Laramie – R$ 484.990

– Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas

– Câmera 360°

– Câmera de caçamba

– Retrovisor eletrocrômico

– Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer

– Cancelamento ativo de ruído

– Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba)

– Controle eletrônico de freio do reboque

– Faróis Full LED

– Comutação automática dos faróis

– Controle de velocidade de cruzeiro

– Monitoramento de pontos cegos

– Bancos em couro e alcântara

– Console central modular com 39 litros de volume

– Sobretapetes de borda elevada
Ram 3500 Laramie Night Edition – R$ 509.990

Todos os itens acima mais:

– Retrovisor interno digital

– Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer

– Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas)

– Controle adaptativo de velocidade

– Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma

– Sistema de permanência na faixa de rodagem

– Faróis e lanternas com máscara negra

– Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria

– Grade, rodas e emblemas escuros

– Interior preto

– Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa)

– Bancos traseiros laterais aquecidos
Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990

Todos os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) mais:
– Faróis Full LED Matrix (direcionais)

– Grade e rodas com desenho exclusivo

– Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado

– Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus

– Acabamentos internos com madeira legítima

– Tapetes especiais

– Emblema da versão no console central

– Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut)

Sobre a Ram

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Já testamos Fiat Pulse e Fastback híbridos flex Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil