Gerarte apresenta mistura de ritmos musicais nas ruas da comunidade

Publicado em 18/11/2016, às 00h11

Redação

A abertura oficial do Gerarte, projeto pedagógico de leitura, música e arte promovido pela Escola Estadual de Ensino Integral Geraldo Melo, foi aberto nesta quinta-feira (17), no Conjunto Graciliano Ramos.

LEIA TAMBÉM

O projeto, que está em sua 5º edição e possui duração de seis meses, este ano veio com o tema “A música em seu coração”, em que cada turma representa um ritmo musical. No dia anterior à abertura, o evento contou com uma apresentação interna, chamada de “Expo Music”, em quais foram expostos apenas em sala de aula ritmos internacionais. Já em sua abertura oficial nesta quinta foram expostos os ritmos nacionais.

A diretora da escola, Irineide Araújo, conta que o objetivo principal do projeto é fazer uma junção entre a escola e a comunidade. “O evento se tornou cultural da comunidade”, destacou Irineide. Ela informou ainda que cada turma se responsabiliza por sua apresentação e vestimenta e que este ano são 22 equipes, totalizando uma média de 1.200 alunos no projeto.

A definição do tema é feita através de uma enquete realizada entre os professores e alunos numa jornada pedagógica que é levada para o conselho, lançada em maio e executada em julho, quando os alunos começam a se engajar e organizar suas apresentações.

Melhora no desempenho

A professora Fernanda Rodrigues conta que depois do Gerarte, a dedicação e desempenho dos alunos vêm melhorando cada vez mais. Segundo ela, “é impressionante a maneira como eles se engajam no projeto. O aprendizado não depende só da sala de aula”,  disse a professora.

Já a aluna Karolyne Ferreira, 15 anos, contou que este é o seu primeiro ano na escola Geraldo Melo e o que despertou o interesse em estudar na escola foi justamente o fato de poder fazer parte do projeto. “Estou achando o máximo, incrível. É uma experiência muito boa. Sempre via as apresentações e ficava com vontade de participar, por isso mudei de escola e resolvi estudar aqui”. contou a aluna do 1° ano da Geraldo Melo.

A culminância do projeto ocorre nos dias 18 e 19 deste mês de novembro na praça principal do conjunto Graciliano Ramos, com apresentações teatrais ao ar livre das 16h às 22 horas com estimativa de público em torno de 10 mil pessoas.

O projeto conta com o apoio de algumas parcerias como Seduc, Naturalis no fornecimento de água, empresas da comunidade, Fundação Educacional do Município de Maceió(Femac), pais de alunos e a comunidade em geral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais