O Tempo
Desde que foi anunciado como grande contratação do Al Nassr, da Arábia Saudita, no fim de 2022, o atacante Cristiano Ronaldo e sua mulher, a modelo Georgina Rodríguez, têm sido alvo de preocupação em relação à vida do casal e da família do craque de 37 anos em um país apontado como um dos piores do mundo em termos de violação de direitos humanos. É onde também o direito das mulheres é mais restrito em comparação com os demais países do Oriente Médio. E uma das questões discutidas é: Georgina vai precisar usar véu? O uso não é obrigatório, mas recomendado.
LEIA TAMBÉM
Outra situação é que os dois nunca foram casados oficialmente, e no país árabe é exigido o casamento para que o casal possa viver numa mesma casa. Um advogado saudita falou à impresa da Espanha sem ter o nome identificado: "Embora as leis do reino ainda proíbam a coabitação sem contrato de casamento, as autoridades começaram recentemente a fechar os olhos e não processar mais ninguém". A informação foi divulgada no Uol.
As regras do país deixam a mulher submissa ao homem em vários aspectos. Uma mulher independente e de carreira de sucesso como Georgina seria submetida a tantas restrições? Por exemplo, as mulheres na Arábia Saudita não podem, sem a permissão de seu “tutor”, solicitar um passaporte, viajar ao exterior, casar-se, abrir uma conta bancária, passar por intervenção médica, entre outras tantas proibições. Situações que promete render muita discussão ao longo da passagem do jogador e da modelo pelo país árabe.
LEIA MAIS