G1 CE
O garoto João Gabriel, 3 anos, morreu nesta segunda-feira (18) após ser liberado por duas vezes do hospital municipal de Itatira, no interior do Ceará. O irmão do menino, o influencer digital Paulo Henrique, denunciou em uma série de publicações no Instagram que houve negligência. O médico que atendeu a criança foi afastado.
LEIA TAMBÉM
A Delegacia Regional de Canindé disse que notificou o médico e funcionários para serem ouvidos sobre a morte do menino. Após a morte da criança, a Secretaria da Saúde de Itatira divulgou uma nota de pesar e disse que apura o caso.
Saga por atendimento
O influenciador digital irmão do menino descreveu a luta da família em busca de atendimento para o pequeno no Hospital Municipal, no Bairro Lagoa do Mato. Conforme o jovem, o irmão começou a passar mal no domingo (17), com febre e dor na garganta.
"Meu irmão estava com 39 graus de febre, levamos para o hospital no domingo. O médico atendeu, passou uma injeção, ele tomou a injeção e passou uns remédios para a minha mãe comprar e ela comprou. Ele tomou a injeção e nada da febre dele baixar, aí nós levamos para o enfermeiro. O enfermeiro deu um remédio que baixou a febre, ele melhorou mais e nós viemos para casa", afirma o irmão da vítima.
Na madrugada de segunda-feira, a criança teve uma piora em casa e foi levada novamente para a unidade.
"Quando foi 1h da manhã meu irmão começou a gemer, falando de uma dor na barriga, a febre ficando muito alta de novo e nós levamos para o hospital novamente. Chegando lá, o vigia foi chamar o médico, o médico demorou mais de 30 minutos para descer. Ele passou mais duas injeções para o meu irmão, sendo que ele já tinha tomado uma, e a febre dele não baixou, estava em 38,1 graus e o médico mandou a gente vim para casa", disse Paulo Henrique.
Conforme o irmão, a família retornou para casa com João Gabriel, que adormeceu. No mesmo dia, horas depois, o menino acordou pior.
"Quando ele chamou minha mãe ele já estava bem roxinho. Aí minha mãe deu entrada no hospital novamente com ele. Chegou lá o médico botou ele no soro. Quando foi 12h meu irmão começou a passar mal, tentaram reanimar, mas ele morreu", relata o influenciador.
De acordo com o irmão, a família pediu para transferirem a criança para um hospital de Canindé, porém o menino morreu antes de ser transferido.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Itatira e com a Secretaria da Saúde da cidade sobre as declarações dadas pelo irmão durante o atendimento da criança, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.
A criança será velada nesta terça-feira (19), na Comunidade de Barro Velho. O enterro ocorre no Cemitério da Lagoa do Mato.
LEIA MAIS