‘Gabriela - Cravo e Canela’ ganha adaptação e será encenada no Teatro de Arena neste sábado

Publicado em 19/09/2023, às 13h39
-

Redação

Um clássico da literatura brasileira, ‘Gabriela – cravo e canela’, de Jorge Amado, ganhou uma adaptação e se transformou em um espetáculo do Centro De Pesquisas Cênicas (CEPEC). A peça será encenada neste sábado (23), em duas sessões, às 18h e às 20h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, em Maceió. Os ingressos custam R$ 25,00 (meia) e R$ 50,00 (inteira) e estão sendo vendidos na plataforma Sympla. 

LEIA TAMBÉM

A montagem, baseada na obra de Jorge Amado, é uma produção da turma iniciante do CEPEC, reunindo 20 alunos-atores, com direção geral de Aldine de Souza, direção de movimento, iluminação e cenografia de Claudemir Santos. O texto é uma adaptação de Ana Cecília da Silva. 

A escolha do espetáculo, segundo Aldine de Souza, é um desejo antigo e ao se deparar com uma turma diferenciada, a vontade veio à tona. “São muitos alunos, uma turma bem questionadora, madura, política que gosta de estudar bastante. Quando falamos em Gabriela, isso nos arremete a adaptação da TV, como foi colocado o estigma da mulher, da sedução, mas isso é apenas um pano de fundo para muitas discussões políticas de como era Ilhéus naquele período da história e o porquê a população não muda diante de toda a política que está impregnada na cidade. Estamos conseguindo trazer isso com nossa montagem, algo bem diferente do que foi visto na televisão brasileira”, comentou a diretora. 

Aldine de Souza lembra que o teatro não é apenas uma forma de diversão mas de trazer questionamentos sobre diversos aspectos. “E Jorge Amado sabe fazer isso muito bem, até na forma que ele conduz suas narrativas. É muito prazerosa, é instigante e fazer a montagem também nos tira da zona de conforto. O texto é surpreendente. E mesmo que todos conheçam a história, essa é a nossa Gabriela, contada de uma maneira diferente, desde a cenografia, figurinos. Trazendo a magia, sedução, conflitos políticos, no teatro, de frente a esse olhar do público”, acrescentou. 

Apesar de ser uma turma iniciante, a diretora afirma que o mais marcante entre os alunos são os questionamentos e isso transformou todo o processo, sendo enriquecedor para todos. “A dedicação da turma é maravilhosa. Chegando nessa reta final junta-se o nervosismo com a ansiedade. Eles estão começando agora e nosso curso, na turma iniciante, tem como objetivo realmente apresentar o fazer teatral para eles, que entendem a importância de estudar o texto, de todos estarem em cena, independente das quantidades de falas. Ninguém faz teatro sozinho e todos estão encarando isso a sério”, concluiu a diretora.

A História - Em 1925, Gabriela é uma moça alegre, ingênua e muito bonita, que foge da seca do sertão nordestino com um grupo de retirantes rumo a Ilhéus, na Bahia, onde é encontrada suja e desmazelada num mercado de pessoas pelo árabe Nacib. Ele a emprega em seu comércio, o Bar Vesúvio, como cozinheira. 

Inocente e ao mesmo tempo sensual e ousada, Gabriela conquista aos poucos o coração de Nacib e os dois acabam vivendo um romance. Nacib decide se casar com a cozinheira, e tenta transformá-la numa verdadeira dama da sociedade, o que será quase impossível para Gabriela, que não vê razão nos recatados costumes civis de Ilhéus. 

O Bataclã, administrado pela elegante cafetina Maria Machadão, acolhe os homens da cidade num ambiente festivo e erótico, apresentando atrações como shows de música e dança e jogos de azar. Um de seus mais assíduos frequentadores é o mulherengo Tonico Bastos, o tabelião de notas da cidade, casado com a ciumenta Olga, que não sabe que o marido vive se envolvendo com prostitutas e moças solteiras pela cidade. Tonico é um dos melhores amigos de Nacib, e acaba também se interessando por Gabriela.

Elenco: Allan Agra, Ana Paula Barros, Anastácia, Andresa Nogueira, Clara Coelho, Clara Tenório, Dionízio, Gabi Teixeira, Gilvan Lima, Hyago Almeida, Isabela Braga, Ivan Vieira, Laura Maravilha, Luís Miguel, Madu Valentino, Mavi Melo, Rafa Barros, Romeu De Luca, Steffany Maia e Yasmin Vitória.
.
Ficha Técnica
▪️Direção e Concepção de Figurino: Aldine de Souza;
▪️ Diretor de Movimento, Iluminação e Cenografia: Claudemir Santos;
▪️ Adaptação: Ana Cecília da Silva;
▪️ Coreografia: Camille Costa;
▪️ Maquiagem: Alexandre Nascimento; 
▪️Adereços: Alícia Costa;
▪️ Produção Executiva: Fernanda Esprícigo;
▪️ Contra-Regra: Ahyas;
▪️Videomaker: Victor Soares;
▪️Fotografia e Designer (material de Divulgação): Romeo De Luca

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla Zé Neto e Cristiano volta aos palcos e confirma presença no réveillon Celebration As Casadas Solteiras: Livre adaptação da clássica comédia de Martins Pena chega aos palcos maceioenses Murro em ponta de faca: adaptação livre da obra de Augusto Boal chega aos palcos da capital alagoana "Único hotel sem mosquitos": exposição conta a história de Maceió através da hotelaria