Gabinete de Crise ainda trabalha no plano de evacuação da área de risco

Publicado em 01/12/2023, às 15h04
Foto: Divulgação/Secom Maceió -

Secom Maceió

O Gabinete para o Enfrentamento da Crise gerada pelo risco de colapso da mina 18, na orla lagunar de Maceió, se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º) para os últimos ajustes do plano logístico de evacuação da região. A medida é determinação do prefeito JHC, para acolher a população afetada.

LEIA TAMBÉM

A área de maior risco, que fica no Bom Parto, já havia sido evacuada antes mesmo do anúncio do possível colapso, mas 23 famílias resistiam à ideia de deixar o bairro do Pinheiro e foram retiradas agora, diante da iminência de colapso da mina 18.

Mais de 2 mil servidores estão envolvidos no plano, que pode ser acionado em caso de emergência. Entre as ações definidas estão a disponibilização de nove escolas e 50 ônibus, instalação de geradores, 20 ambulâncias, 10 caçambas, retroescavadeiras, cinco carros-pipas, plantão 24 horas da Guarda Municipal nas escolas, 5 mil colchões, 5 mil kits dormitório, 3 mil kits de higiene, 3 mil kits de limpeza, 5 mil refeições por turno, água, cestas-básicas e outros mantimentos. Todo o material já está em posse do Município.

O prefeito JHC também solicitou o apoio do Exército Brasileiro, que está de sobreaviso para participar do plano, bem como a Cruz Vermelha, com 200 voluntários na capital.

“Sabemos que a cada hora o colapso pode estar se aproximando, mas temos a tranquilidade de saber que a área de maior risco está completamente desabitada, e temos uma estrutura montada para acolher a todos. Esperamos que a natureza faça sua parte e que não seja algo muito grande, mas estamos preparados para receber todo mundo que precisar”, destacou o coordenador do Gabinete, Claydson Mourinha.

O coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, reforçou o pedido para que a população se informe apenas pelos canais oficiais da Prefeitura e não acredite, nem compartilhe informações de redes sociais.

“A área que pode ser afetada já foi mapeada e evacuada com o aval de profissionais que têm conhecimento e são referências internacionalmente. Já nos preparamos para o cenário mais brando ou o mais grave, portanto pedimos que não acreditem em especulações. A data e a hora do colapso são mera especulação. Nós estamos acompanhando e trabalhamos para acolher as pessoas com responsabilidade”, afirmou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras