Redação
O furto da fiação subterrânea de postes de iluminação localizados na Avenida Pierre Chalita, via que liga os bairros de Jacarecica e Serraria, denunciado pelo TNH1 à Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima), levou o órgão a avaliar a substituição da rede por fiação aérea.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o superintendente de Iluminação Pública, Ib Breda, é o segundo caso de furto de fios de cobre em locais da Capital onde a instalação elétrica é subterrânea.
O primeiro caso ocorreu na Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro, e a solução encontrada para o problema foi a substituição da rede subterrânea para cabeamento aéreo ligados aos postes de iluminação. “Está uma coisa cansativa. A gente conserta em um dia e, no outro, eles voltam a furtar”, desabafa Breda.
Em visita à Pierre Chalita, após a denúncia do TNH1, onde seis postes tiveram a fiação arrancada, a Sima informou que avaliará o caso e poderá fazer o mesmo procedimento realizado na Avenida Márcio Canuto.
Flagrante
O problema foi informado ao TNH1 pelo internauta Handrey Gama, que registrou um vídeo onde mostra o estrago deixado pelos vândalos. Na sua página pessoal no Facebook, ele expõe sua indignação: “O cúmulo da ignorância humana, destruição e vandalismo no patrimônio público”.
Assista:
No local, o ciclista Luciano Marinho, que trafega na avenida todos os dias para se deslocar de casa ao trabalho, contou à reportagem que já presenciou adolescentes furtando os fios dos postes.
“Nessa sexta-feira [19] mesmo, eu flagrei três garotos roubando os fios. Enquanto um [adolescente] ficava lá na frente da avenida para passar informações, os outros dois estavam retirando os fios do chão”, descreve.
“É preciso que se faça algo para acabar com esses roubos, pois não se tem condições nenhuma de passar aqui à noite. Essa região fica muito escura e a sensação é de perigo a todo o momento”, alerta.
LEIA MAIS