Funcionários do hospital Sanatório paralisam atividades para cobrar pagamentos

Publicado em 14/11/2019, às 12h08
Cortesia -

TNH1

Funcionários do Hospital Sanatório, em Maceió, paralisaram as atividades nesta quinta (14) para cobrar o pagamento de férias, suspensas há 12 meses, e do salário de outubro deste ano.

LEIA TAMBÉM

Eles fecharam a Rua Professor José da Silva Camerino, no Farol, em frente ao hospital, segurando faixas e cartazes, e acompanhados de carro de som. O bloqueio durou pouco tempo, para não bloquear o trânsito na região.

De acordo com os funcionários, foram feitas várias reuniões com a direção, que alega não ter verba para quitar os débitos.

Pagamento está previsto para a próxima semana

Por meio de nota, o hospital Sanatório confirmou o atraso no pagamento dos salários de outubro e de "vários meses" de férias, e elencou fatos que, segundo a direção, levaram à situação de dificuldade financeira. Foram citados "os fenômenos dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro (...), com isso tivemos uma fuga de pacientes de convênios, com perda de receita média mensal de 1,2 milhões", e "a dívida do Ipaseal Saúde de 5,6 milhões. Neste sentido estamos pleiteando audiência com o Governador Renan Filho, para reabrir as negociações e recebimentos desses recursos".

A direção informou ainda que deve pagar na segunda ou terça os salários de outubro, após receber o repasse do Mais Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, e também na próxima semana, pretende pagar parte das férias vencidas e metade do 13º salário com recursos que devem ser repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

"Temos uma audiência na Procuradoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) com o Dr Cássio Araújo - Procurador Federal do MPT no próximo dia 19 às 13:30h, onde fomos convocados para participar de Audiência Pública juntamente com Dr Ediberto Omena - Presidente do  Ipaseal Saúde, Dr Alexandre Ayres - Secretário Estadual de Saúde, Presidentes do Sindicatos de Categorias dos Trabalhadores e Diretoria do Hospital Sanatório. A procuradoria busca mediar solução para pagamento da dívida do Ipaseal Saúde e a Sesau/AL atualizar os pagamentos dos incentivos", informa a nota.

"Por fim, com a nova contratualização e a edição da Portaria do Mais Saúde pela Sesau/AL, vamos retomar o atingimento das metas físicas das cirurgias, dos procedimentos ambulatoriais e exames, mudando substancialmente o financiamento do Hospital Sanatório e avançar na superação das dificuldades", conclui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara