Redação
Faltando pouco mais de 48 horas para o término do período de regularização do título eleitoral, o Fórum Eleitoral de Maceió, na Gruta de Lourdes, registra um grande número de retardatários, gerando uma grande fila. O prazo final para a emissão do título de eleitor já é nesta quarta-feira, 4. Após esta data não poderá ser feita transferência de domicílio, alteração dos dados cadastrais e regularização de pendências.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o supervisor da Central de Atendimento do Fórum Regional Eleitoral, José Carlos, o aumento da procura nos últimos dias está dentro do previsto pelo órgão, que criou um turno extra de funcionários para poder atender a demanda. “Nós convocamos servidores de outros setores do TER e também da prefeitura para poder aumentar o ritmo do nosso atendimento. Estamos atendendo cerca de 800 a 1000 pessoas por dia”, disse.
O atendimento tem sido realizado todos os dias no horário de 7h30 às 15h30. E no último dia o Fórum irá fazer um plantão para poder atender a todos os que comparecerem na última hora. As pessoas que não conseguirem regularizar a situação só poderão voltar para ajustar a situação em novembro, após a eleição deste ano. Para demais dúvidas o telefone disponível é o 3241-6018. Para o atendimento é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, originais e cópias.
De acordo com a apuração feita pelo TNH1, a média de espera para o atendimento tem sido de cerca de três horas.
Retardatários
A fisioterapeuta Cláudia Gouveia, disse que decidiu vir ao Fórum após não conseguir atendimento em dos postos de atendimento da Justiça Itinerante. “Fui dois dias seguidos no posto de atendimento montado no shopping, mas as senhas acabavam antes das nove horas da manhã, então tive que vir pra cá”, lamentou.
Assim como a maioria dos presentes na fila, o segurança Rosivan Wanderley, disse que deixou pra última hora por causa do horário de trabalho e para não ter complicações futuras com a Justiça Eleitoral. “Eu já estou um bom tempo sem votar, só justificando, agora eu quero me regularizar para não ter problema no futuro”, disse.
Comércio informal
Diante do grande número de pessoas que deixam para resolver as pendencias eleitorais de última hora, quem ficou satisfeito com aumento do fluxo de pessoas são os comerciantes que aproveitam para vender lanches e serviços de fotocópia. O comerciante Sivaldo Oliveira, aproveitou que dia amanheceu chuvoso e trouxe guarda-chuvas para vender. “Já vendi mais de 50 só agora pela manhã. É bom porque é dois em um, proteje da chuva de sol”, disse.
Veja vídeo:
LEIA MAIS