O Povo Online
O céu é o limite para o Fortaleza neste Brasileirão. Depois de conquistar a classificação inédita para a Copa Sul-Americana após vencer o Goiás por 2 a 1 no domingo, 1º, a torcida tricolor agora sonha com uma vaga na Libertadores. Na 9ª colocação, com 49 pontos, o Leão não depende apenas de si e tem que contar com combinações de resultados para chegar à maior competição do continente. Mas, matematicamente, a chance é real.
LEIA TAMBÉM
Hoje, os concorrentes diretos por um lugar na pré-Libertadores, etapa classificatória disputada em dois mata-matas para chegar à fase de grupos, são Corinthians e Internacional, que somam 53 e 54 pontos, respectivamente. Ambos têm mais dois compromissos neste Brasileirão: o Timão enfrenta o Ceará (fora) e o Fluminense (casa), enquanto o Colorado encara o São Paulo (fora) e encerra o campeonato contra o Atlético-MG (casa).
O Fortaleza, por sua vez, enfrenta o Fluminense no Maracanã e faz seu último jogo diante de sua torcida, contra o Bahia. Segundo o estatístico e comentarista da Rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, o tricolor não pode perder nenhum desses jogos para cravar seu lugar na Libertadores. Existem duas opções de combinações: se ganhar as duas partidas e somar seis pontos, o Inter deve fazer no máximo um ponto ou o Corinthians deve fazer no máximo dois pontos. Qualquer um desses resultados pode acontecer, não precisando ser os dois ao mesmo tempo.
Outra alternativa é somar quatro pontos, o que já o impossibilitaria de alcançar o Internacional e tornaria a situação mais difícil. Se o Fortaleza ganhar uma e empatar outra, o Corinthians não pode fazer nenhum ponto nos dois jogos que restam e o Goiás não pode vencer seus últimos jogos. Ao contrário do outro cenário, as duas coisas têm que acontecer simultaneamente para que o Leão chegue à Libertadores.
Mesmo ainda tendo chances reais de também se classificar, o Bahia não entra nos cálculos desse último cenário. Isso acontece porque, com uma vitória sobre o Flu, o Leão já ficaria à frente do tricolor baiano porque as equipes se enfrentam na última rodada. Se a ordem dos resultados for invertida e o Bahia ultrapassar na 37ª rodada, o tricolor cearense volta a ficar à frente com uma vitória no Castelão.
Se tudo der certo e a equipe conquistar mais essa classificação inédita, o Fortaleza seria a quarta equipe nordestina a disputar a competição continental, depois de Bahia, Náutico e Sport. A última participação foi do Leão pernambucano, em 2009, que se classificou depois de vencer a Copa do Brasil no ano anterior.
Confira os cenários possíveis:
Fortaleza faz 6 pontos:
Internacional deve fazer no máximo 1 ponto
OU
Corinthians deve fazer no máximo 2 pontos
Fortaleza faz 4 pontos:
Corinthians não pode fazer nenhum ponto
Goiás não pode fazer 6 pontos
(Os dois resultados devem acontecer simultaneamente)
LEIA MAIS