Edson Moura
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A Ford inicia este mês a venda da Transit Furgão, van de carga que chega com recursos exclusivos para atender o segmento de maior volume desse mercado – veja o vídeo. O lançamento do novo modelo é mais um passo na consolidação da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, criada como parte do Ford Pro, organização global da marca para o atendimento de clientes comerciais.
A Transit Furgão é voltada a aplicações como transporte de mercadorias, e-commerce e ambulância, entre outras, que respondem por cerca de 63% das vendas do segmento. Assim como a Transit Minibus, versão de passageiros que inaugurou a linha, ela segue o conceito de “escritório sobre rodas” para empresas, empreendedores e autônomos que usam o veículo como ferramenta de trabalho e não podem parar.
“A Transit foi projetada para oferecer máxima produtividade para o transportador, com baixo custo total de operação, segurança, conforto e uma assistência pós-venda preparada para manter o veículo sempre rodando”, diz Guillermo Lastra, diretor da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “É um produto de qualidade global, trazendo o que há de melhor no segmento para os consumidores brasileiros.”
A Transit Furgão oferece duas opções de modelos, ambos com teto alto: L2H3, versão de comprimento médio, com volume de 10,7 m3 e capacidade de 1.222 kg; e L3H3, versão de comprimento longo, com volume de 12,4 m3 e capacidade de 1.181 kg. Um dos diferenciais do veículo é a conectividade gratuita de série, com recursos como o acompanhamento preventivo inteligente e relatórios com indicadores para o negócio. Ela também se destaca da concorrência pelo desempenho, segurança, conforto, custo de posse e estratégia de preço agressiva, a partir de R$239.900.
O novo furgão é disponível em duas cores, prata e branca, que facilitam a revenda, e pode ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B por ter PBT de 3,5 toneladas.
O segmento de veículos comerciais leves no Brasil vem crescendo num ritmo superior ao da indústria e dobrou de volume nos últimos cinco anos, de 24.000 unidades em 2016 para 48.000 unidades em 2021. O segmento também sofreu o impacto da pandemia, mas de forma mais leve: no período de 2019-2020, enquanto a indústria sofreu uma retração de 30%, ele recuou só 16% nas vendas.
Experiência conectada
A Transit é a primeira do segmento a vir com um modem embarcado de fábrica, o FordPass Connect, que coloca comandos e informações na palma da mão do cliente pelo celular, além de outros recursos exclusivos para aumentar a produtividade da operação.
Com o aplicativo FordPass, é possível conferir a quilometragem, o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, agendar e acompanhar serviços online e receber relatórios mensais com indicadores para o negócio, com consumo de combustível e de Arla 32/Adblue e distâncias percorridas.
A conectividade integrada da Transit é capaz de detectar mais de 3.000 tipos de alertas de funcionamento do veículo através da luz indicativa no painel e mensagem no FordPass. Dependendo da severidade desses alertas, um atendente da central da Ford entra em contato proativamente com o cliente para informar e orientar na solução. Esse serviço, chamado de acompanhamento preventivo inteligente, é um dos recursos gratuitos oferecidos para o cliente da Transit durante o primeiro ano de uso.
Outra novidade é a assistência técnica em conferência. Havendo qualquer ocorrência, o cliente pode entrar em contato com a Assistência Ford e o atendente o coloca em contato com o chefe de oficina da concessionária mais próxima, que avalia a possibilidade de reparo e solução no próprio local. Se não for possível, o veículo é removido para a concessionária Ford mais próxima, onde o técnico já está preparado para o recebimento e reparo mais rápido do veículo.
“Tudo isso faz parte da experiência conectada da Transit para antecipar possíveis ocorrências e reparar a unidade rapidamente, evitando que o cliente fique com o veículo parado”, destaca Cintia Pelegrina, gerente de Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford América do Sul.
Por ser projetado desde o início para operar com a arquitetura eletrônica do veículo, o modem do FordPass garante alta precisão de dados e total integração com os sistemas de engenharia, manufatura e pós-vendas da marca. Ele também gera indicadores para a Ford que ajudam a gerenciar melhor a demanda e distribuição de peças em cada região, agilizando o atendimento.
Desempenho e conforto
A Transit Furgão tem o avançado motor turbodiesel EcoBlue 2.0, com a maior potência e torque do segmento – 170 cv e 39,7 kgfm –, e tração traseira que garante melhor performance e menor desgaste de pneus, freio e embreagem. A sua força pode ser sentida na resposta dinâmica do acelerador, principalmente em subidas.
“Ela também é a única com Auto Start-Stop que aumenta a economia de combustível na cidade, recarregamento de bateria inteligente e três modos de condução com ajuste automático para diferentes tipos de piso: normal, eco e escorregadio”, detalha Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
O furgão da Ford vem equipado ainda com direção elétrica e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, que contribuem para oferecer a melhor dirigibilidade da categoria – incluindo diâmetro de giro de 11,9 m e 13,3 m nos modelos médio e longo, respectivamente. Para o conforto e a produtividade do motorista, além de banco com ajuste em quatro posições, há itens como mesa auxiliar, compartimento sob o banco do passageiro e amplo console de teto, com comandos à mão e excelente ergonomia.
A transmissão manual de seis velocidades com assistente de trocas no painel e os pneus com baixa resistência ao rolamento são outros itens que favorecem a dirigibilidade e a economia de combustível. São dignos de nota também o conforto da suspensão e o isolamento acústico da cabine, 20% mais silenciosa que a principal concorrente.
O teto alto permite que a Transit Furgão tenha grande capacidade volumétrica com uma carroceria de perfil mais compacto, que facilita as manobras nos centros urbanos. As portas traseiras com abertura ampla, de 270 graus, e os 10 ganchos para amarração também ajudam na operação.
Segurança
A Transit Furgão atende aos requisitos mais exigentes do mundo em segurança, chancelada pelo prêmio “Gold Medal” do Euro NCAP, que a destacou como a melhor da categoria. Além da carroceria com estrutura de aço ultrarresistente e reforços de boro, ela traz um pacote de tecnologias que aumentam a proteção tanto do veículo como dos ocupantes e dos itens transportados.
Uma delas é o sistema AdvanceTrac, que inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas e anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistente de partida em rampa e estabilização de vento lateral. Conta também com luzes de frenagem de emergência, sensor de estacionamento, airbags frontais e cintos de segurança de três pontos.
A sua central multimídia Sync Move tem a maior tela da categoria, de 8”, e é a única que vem com Waze e outros aplicativos nativos disponíveis na App Store. Outros recursos úteis são a câmera de ré com acesso rápido, que permite ao motorista visualizar a traseira com o veículo parado, e o botão de acesso direto ao 0800 da assistência 24 horas da Ford.
A central conta ainda com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth, atualizações “over the air” e duas entradas USB, além de duas tomadas de 12 V.
Custo de posse
Além da rede com mais de 100 concessionárias nas principais regiões do Brasil, a Ford conta com cinco centros de distribuição de peças para a assistência pós-vendas da Transit. Eles somam mais de 2.000 itens e 30.000 peças exclusivas da Transit em estoque para atender o cliente no que ele precisar, com agilidade, qualidade e preço competitivo.
A Transit Furgão foi projetada desde o início para oferecer o menor custo total de operação, item fundamental para o cliente comercial. Nesse cálculo, além do consumo de combustível, entram o custo das revisões, peças e serviços, com vantagem para a Transit diante da principal concorrente.
“Nos levantamentos de mercado que fizemos, usando o recurso de ‘cliente oculto’, a Transit Furgão mostrou uma economia de 10% no preço das dez primeiras manutenções, de 3% nas peças de desgaste e de 20% nas peças de reparo e colisão”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul.
A garantia da Transit Furgão é de um ano, ou 100.000 km, com revisões a cada 20.000 km feitas pelo sistema Preço Fixo da Ford, que garante transparência com a verificação de mais de 60 itens e mão de obra incluída. A Ford oferece também planos de manutenção personalizada para frotistas, com serviços in loco e análise do custo de operação.
Implementação e serviços
Para dar segurança aos clientes na transformação da Transit Furgão, a Ford preparou uma rede de implementadores em diferentes regiões do Brasil. Além de manual com informações técnicas, esses parceiros contam com um portal exclusivo e assistência da engenharia da Ford, que também realiza auditorias para a certificação do seu processo.
“O objetivo dessa estrutura, que nós criamos com o padrão europeu, é dar ao cliente tranquilidade para fazer as modificações que precisar na Transit, preservando a garantia e a qualidade do veículo”, completa Matias Guimil.
No lançamento da Transit Furgão, a Ford oferece financiamento com taxa especial e maior flexibilidade, em parceria com o Bradesco, incluindo planos sem entrada de até 60 meses e 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. Outra opção é o plano Ford Sempre, de recompra garantida, com parcelas reduzidas e a possibilidade de usar o carro usado como entrada na compra do novo.
Qualidade global
A Transit é um produto de reconhecida qualidade, aprimorado há mais de 60 anos nos mercados da Europa e nos Estados Unidos, com mais de 10 milhões de unidades produzidas e uma vasta coleção de prêmios.
Para atender as necessidades específicas do nosso mercado, ela também foi testada e validada pela engenharia brasileira, usando a estrutura do Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e do Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, em um programa que incluiu a rodagem de mais de 1 milhão de quilômetros com foco na segurança, produtividade e conectividade.
Com assessoria
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