Redação
Com a definição dos 465 brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos do Rio, o Ministério da Defesa comemora o fato de 145 desses esportistas serem militares, integrantes do Programa de Alto Rendimento da pasta. Desta forma, quase um em cada três componentes do Time Brasil é integrante das Forças Armadas.
"O fato de termos colocado 145 militares no Time Brasil, o que representa 30% dos nossos atletas, nos enche de orgulho; principalmente porque superamos, com larga margem, a meta inicial", festejou o diretor de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro.
Com 670 atletas de alto rendimento - sendo 76 militares de carreira e outros 594 temporários -, as Forças Armadas comemoraram terem superado em 45% a meta estipulada de levar 100 desses atletas à Olimpíada. Os militares estarão presentes em 27 modalidades e têm a meta de conquistarem 10 medalhas individuais.
Ainda que o processo seletivo para o programa seja aberto, o edital costuma ser direcionado de forma a incluir atletas específicos, dando pontuação extra a conquistas que só determinados esportistas alcançaram. Foi assim que toda a seleção de judô, formada por 14 atletas, entrou no Exército (homens) e na Marinha (mulheres).
O mesmo vale para a natação, que terá 18 atletas militares em uma delegação de 33 nadadores. Em Londres, em 2012, apenas 51 dos esportistas do Time Brasil era, militares.
LEIA MAIS
Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos