Fora do circuito dos grandes shows de Rock, bandas alagoanas fazem cover para manter vivo o estilo em Maceió

Publicado em 06/09/2015, às 18h38
-

Redação

Banda Powerslave (Crédito: Andrea Karina - cortesia)

O local escolhido para o show é um bar em Maceió que remete a um pub londrino. Cenário parecido ao que uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo - senão a maior delas - Iron Maiden, utilizou para seu surgimento em 1975. Aos poucos, uma turma de cabelos longos e vestes pretas vai tomando o lugar. Eles querem mostrar seu estilo de vida e seu amor por uma música que envolve, arrepia e faz gritar. Mas nem sempre são bem vistos. 

A estudante de Direito, Antoniele Ferreira, curte Rock desde os 5 anos de idade, diz que ainda há ainda muito preconceito. "Muitas vezes as pessoas veem a mulher que gosta de rock como uma mulher promíscua, como uma mulher que é fácil. Não tem nada a ver. Gostamos apenas de um estilo musical que não é o da maioria" - argumenta.

Mesmo tendo seu auge na década de 80, em Alagoas, o Heavy Metal se renova e está cada vez mais vivo por aqui. A cada dia, essa legião de headbangers (metaleiros) se multiplica e perpetua seu estilo.

E esse amor pela bandas que fazem história do Metal não se enfraquece, nem mesmo pela distância. Alguns economizam o que podem para acompanhar seus ídolos nos shows realizados nos grandes centros. Isso porque Maceió está fora do circuito de shows. O estudante David Cairo reclama que Maceió não tem estrutura ainda para receber grandes shows."Seria interessante que o palco daqui fosse pelos menos igual ao de Recife (Iron Maiden já se apresentou lá), mas estamos na luta para que isso melhore", disse esperançoso.

COVER

Mas a maneira encontrada pelos metaleiros de reduzir essa deficiência, é realizar shows cover. A banda Powerslave, por exemplo, faz cover do Iron Maiden e tem levado vários fãs às apresentações.

A banda é formada por servidores públicos, estudantes e músicos apaixonados pela banda. O baixista Jefferson Santos diz que o projeto começou no trabalho. "Eu e Daniel trabalhamos juntos e nós somos roqueiros desde pequenos. O sonho foi sempre ter uma banda, mas a gente vai se consumindo com o trabalho e não dando tempo para isso. Uma vez eu operei o joelho, peguei uma infecção hospitalar e achei que iria morrer. Falei se eu não morrer, pelo menos vou realizar meu sonho de ter uma banda. Aí, dali para frente, demorou mais três anos, mas enfim, montamos e começamos a tocar. Todo mundo gosta de Iron Maiden, aí eu disse: bora! E começamos. Quando a gente vai tocando no cenário, outras pessoas vão chegando e crescendo a banda. A gente junta nossa diversão e o amor pela música" - disse Jefferson.

Daniel, aos 46 anos, com seu jeito extrovertido, coloca os agudos na garganta se realiza ao cantar sucessos do Iron Maiden do passado. Essa energia ele passa, princialmente, para quem está começando. "O Rock está crescendo, apesar do avanço das bandas comerciais. Mas a gente não deixa a peteca cair não" disse Daniel.

A banda é formada por Renato Moraes, Daniel e Zenitilde nos vocais, Jefferson Santo no baixo, Marlus Martins, Natalício Zenith e Philipe Alves nas guitarras e Messias Júnior na bateria.

Renato de Moraes, que encarna o papel de Bruce Dickinson, usa costeletas e camisa sem mangas, assim como o ídolo. "Quem me dera ter o vocal que o Bruce tem. Aqui é uma maneira de homenagear e de dizer o quanto amamos essa banda", disse.

Iron Maiden

A banda inglesa completa 40 anos de estrada e lançou mundialmente, no último dia 6 de setembro, seu mais recente álbum; "The Book of Souls". Para delírio dos fãs, o Iron Maiden anunciou que estará no Brasil em 2016.

Veja o vídeo da apresentação da Powerslave:


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025